Museu da Imigração Italiana recebe projeto “Prosa no Museu”

No dia 25 de janeiro, acontecerá em Quiririm, a palestra inaugural do projeto Prosa no Museu. A palestra ocorrerá às 16h, no Museu da Imigração Italiana, tem como tema a “Identidade caipira: o habitante do Vale em questão” e será proferida pelo Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa, pesquisador na área de cultura caipira e professor de Literatura na Universidade de Taubaté (UNITAU).

O projeto Prosa no Museu nasceu do desejo de um pequeno grupo de pessoas de apresentar e discutir algumas questões culturais, trazendo para a comunidade o resultado do trabalho de pesquisadores, artistas e outras pessoas, no sentido de refletir sobre a identidade e a cultura da nossa região. Segundo o criador da ideia inicial do projeto, Rômulo Chagas, “A ideia é dinamizar o conhecimento. Levar a produção de conhecimento acadêmico da universidade para a população, bem como abrir um espaço para outros conhecimentos, de artistas e de pensadores de nossa cultura local”.

O gestor do Museu da Imigração Italiana, Alexandre Malosti, que abriga o projeto no Museu, considera muito bem-vindo o projeto porque, segundo ele, o espaço do Museu não deve se limitar a abrigar obras, mas também deve interagir com a população, de modo dinâmico, discutindo o legado, a identidade e a contemporaneidade, voltando sua atuação não somente para o passado, mas também para o futuro.

A palestra do dia 25 de janeiro será a primeira de uma série de outras, que acontecerão mensalmente, sempre no último sábado, a partir das 16h. Dentre os temas das palestras estão o patrimônio, o espaço físico, gêneros, entre outros. A palestra do Prof. Luzimar discutirá a formação da cultura caipira no Vale do Paraíba e o estágio em que se encontra esta cultura hoje, tratando também, entre outras coisas, de como a imigração italiana na região se mesclou à cultura caipira.

ConviteProsa