Para o mês de novembro, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – preparou uma série de atividades voltadas para a celebração do Dia da Consciência Negra. A programação foi distribuída em um cronograma que inclui a realização de visitas temáticas com o núcleo Educativo, piquenique com brincadeiras, sarau e oficinas. Toda a programação é livre e gratuita.
No dia 19, o MI promove, às 14h, o “Sarau Migração Africana” com a participação de grupos de poetas e cantores africanos. O evento será realizado em parceria com o Projeto Raízes, que constitui uma iniciativa empenhada na promoção, incentivo e divulgação da literatura africana e a integração cultural de todos os povos.
No dia seguinte (20), os visitantes serão convidados para um grande piquenique no jardim do Museu, onde irão ocorrer atividades desenvolvidas pela Casa do Brincar. A partir das 10h, as crianças poderão conhecer brincadeiras tradicionais e se divertir com pés-de-lata, bambolê, peteca e vai-e-vem. Às 11h, acontece o “Música para Brincar”, que proporciona ao público uma vivência musical em família, por meio de jogos promovidos por um professor de música.
Durante a parte da tarde, serão oferecidas duas oficinas voltadas à cultura africana. Com auxílio da Trupe Benkady, o luthier Thiago Dan Olubi oferece um breve curso de construção de instrumentos às 14h30, e Flavia Mazal ensina algumas danças típicas a partir das 16h30. As vagas para as oficinas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br.
O núcleo Educativo do MI também desenvolveu ações destinadas à conscientização e reflexão acerca da importância das referências africanas na formação da cultura nacional. Durante todo o mês, serão realizadas, aos domingos, visitas temáticas que abordarão a identidade negra na cidade de São Paulo nos seus aspectos arquitetônicos, sociais, históricos e culturais. A atividade acontece na exposição de longa duração – “Migrar: experiências, memórias e identidades” -, sempre às 16h.
Serviço
Mês da Consciência Negra