Museu da Imigração comemora Dia do Nordestino

3.museuimigraçãoeducativo

Programação gratuita celebra o dia 8 de outubro com atrações temáticas
 
Para comemorar o Dia do Nordestino, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – preparou uma programação especial gratuita para os dias 7, 8 e 9 de outubro que inclui teatro de bonecos, atividades educativas e apresentação musical de forró.
 
As homenagens iniciam no dia 7/10, às 15h, com o espetáculo “Cuca Fofa de Tarsila”, da Cia. Articularte. A apresentação de teatro com animação de bonecos inventa e conta uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila.
 
No dia 8/10, data oficial da comemoração, o setor educativo faz uma proposta: que tal construir um cordel no Museu da Imigração? A atividade “Cordelando no Museu” começa às 11h com faixa etária a partir de 7 anos.  Continuando a homenagem, às 15h, a Cia. Articularte apresenta mais um espetáculo: “O Trenzinho Villa-Lobos”, inspirado nas artes marotas e musicais do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos. O teatro de bonecos fala da sensibilidade musical que existe em todos nós, e conta com as cantigas nordestinas adaptadas e outros trechos de obras originais de Villa-Lobos. Já às 16h, a apresentação musical de forró com o Trio da Lua promove um show especial com os clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, além de composições próprias.
 
No dia 9/10, às 16h, os visitantes do MI poderão participar de uma visita temática pela exposição “Migrar: memórias, experiências e identidades” que abordará a importância dos migrantes nordestinos na história da Hospedaria de Imigrantes e na construção de São Paulo.
 
O Dia do Nordestino foi criado no ano de 2009 em São Paulo, homenageando o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor cearense.
 
Todas as atividades são gratuitas e não precisam de inscrição. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).
 
Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br
 
Serviço
Dia do Nordestino
 
7 de outubro
15h – Cuca Fofa de Tarsila (Teatro de bonecos)
 
8 de outubro
11h – Cordelando no Museu (Atividade educativa)
15h – Trenzinho Villa-Lobos (Teatro de bonecos)
16h – Trio da Lua (Show de forró)
 
 
9 de outubro
 
16h – Visita especial que abordará a importância da migração nordestina na história da Hospedaria.
 
 
Toda a programação é gratuita e não precisa de inscrição.
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo).

 

 

 

Fonte: Museu da Imigração
Imagem: divulgação