O Museu da Imigração, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR), abre chamada pública para o envio de artigos, ensaios ou materiais visuais (fotografia, ilustração ou desenho), que apresentem reflexões sobre os impactos da pandemia para as mobilidades humanas.
Serão selecionados até 10 artigos e/ou ensaios para serem publicados entre abril e junho de 2022. Os materiais visuais enviados, por sua vez, serão selecionados pelo Museu da Imigração para acompanharem os conteúdos textuais disponibilizados periodicamente pelo projeto.
Os artigos e ensaios devem ter sido publicados anteriormente em outra plataforma (digital ou impressa). Já o material visual pode ser inédito ou ter sido compartilhado previamente.
Para se candidatar, é imprescindível anexar o Termo de Licenciamento de Direitos Autorais (modelo abaixo). O prazo para envio da inscrição (e dos conteúdos) é até 08 de abril, às 23h59.
Mobilidade Humana e Coronavírus
Desde março de 2020, o Museu da Imigração vem desenvolvendo o projeto de pesquisa e divulgação “Mobilidade Humana e Coronavírus”, que tem como objetivo principal contribuir para o debate sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 para as mobilidades humanas.
Nesse período, foram publicados tanto contribuições científicas quanto entrevistas com migrantes internacionais no Brasil e no mundo. Todos os artigos podem ser acessados na categoria “Migrações em Debate” do Blog do CPPR.
Buscando ampliar esse trabalho, aprofundando a reflexão sobre o tema, a equipe da instituição selecionará textos e materiais visuais para serem republicados na página e, também, nas mídias sociais do Museu da Imigração, entre abril e julho de 2022.
Requisitos
Podem enviar contribuições à “Chamada ‘Mobilidade Humana e Coronavírus'” do Museu da Imigração as pessoas com mais de 18 anos, nascidas no Brasil, migrantes e refugiados.
Para artigos e ensaios:
– O texto deve ter sido publicado anteriormente em revista, periódico (acadêmico ou não), site, blog ou apresentado em um evento sobre o tema. Não serão aceitos conteúdos inéditos;
– O artigo deve estar em formato *.doc (Word) e conter, no máximo, 2.000 palavras ou 12.000 caracteres (com espaço);
– Se o material original exceder esse tamanho, será aceita uma versão resumida, na extensão delimitada acima.
Para material visual (fotografia, ilustração ou desenho):
– O conteúdo deverá tematizar as mobilidades humanas e a sua relação com a crise iniciada pela pandemia de COVID-19;
– Poderão ser enviados de um a três arquivos por candidato;
– As fotografias deverão ser encaminhadas em alta resolução (300 dpi).
Inscrições
O conteúdo deverá ser enviado para o e-mail secretaria@museudaimigracao.org.br, com o assunto: EDITAL MOBILIDADE HUMANA E CORONAVÍRUS 2022. Além do(s) arquivo(s) com o texto e/ou materiais visuais, deve ser anexado:
– Ficha de inscrição. Acesse o documento clicando aqui;
– O Termo de Licenciamento de Direitos Autorais, com o Anexo 1, preenchido e assinado. Em caso de assinatura digital, só será aceita se tiver certificação digital. Acesse o documento clicando aqui.
Cronograma
O Museu da Imigração divulgará o resultado das seleções no dia 14 de abril de 2022. As publicações no Blog do CPPR serão realizadas, de maneira periódica, entre os meses de abril e julho de 2022. Os autores serão notificados com, pelo menos, uma semana de antecedência às datas de publicação dos seus respectivos materiais.
– 08 de abril de 2022: prazo máximo para o envio dos materiais;
– 14 de abril de 2022: resultado da seleção;
– Abril de 2022: início das publicações;
– Julho de 2022: última publicação.
Fonte: Museu da Imigração