Museu da Imigração: Chamada ‘Mobilidade Humana e Coronavírus’

O Museu da Imigração, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR), abre chamada pública para o envio de artigos, ensaios ou materiais visuais (fotografia, ilustração ou desenho), que apresentem reflexões sobre os impactos da pandemia para as mobilidades humanas.

Serão selecionados até 10 artigos e/ou ensaios para serem publicados entre abril e junho de 2022. Os materiais visuais enviados, por sua vez, serão selecionados pelo Museu da Imigração para acompanharem os conteúdos textuais disponibilizados periodicamente pelo projeto.

Os artigos e ensaios devem ter sido publicados anteriormente em outra plataforma (digital ou impressa). Já o material visual pode ser inédito ou ter sido compartilhado previamente.

Para se candidatar, é imprescindível anexar o Termo de Licenciamento de Direitos Autorais (modelo abaixo). O prazo para envio da inscrição (e dos conteúdos) é até 08 de abril, às 23h59.

Mobilidade Humana e Coronavírus

Desde março de 2020, o Museu da Imigração vem desenvolvendo o projeto de pesquisa e divulgação “Mobilidade Humana e Coronavírus”, que tem como objetivo principal contribuir para o debate sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 para as mobilidades humanas.

Nesse período, foram publicados tanto contribuições científicas quanto entrevistas com migrantes internacionais no Brasil e no mundo. Todos os artigos podem ser acessados na categoria “Migrações em Debate” do Blog do CPPR.

Buscando ampliar esse trabalho, aprofundando a reflexão sobre o tema, a equipe da instituição selecionará textos e materiais visuais para serem republicados na página e, também, nas mídias sociais do Museu da Imigração, entre abril e julho de 2022.

Requisitos

Podem enviar contribuições à “Chamada ‘Mobilidade Humana e Coronavírus'” do Museu da Imigração as pessoas com mais de 18 anos, nascidas no Brasil, migrantes e refugiados.

Para artigos e ensaios:

– O texto deve ter sido publicado anteriormente em revista, periódico (acadêmico ou não), site, blog ou apresentado em um evento sobre o tema. Não serão aceitos conteúdos inéditos;

– O artigo deve estar em formato *.doc (Word) e conter, no máximo, 2.000 palavras ou 12.000 caracteres (com espaço);

– Se o material original exceder esse tamanho, será aceita uma versão resumida, na extensão delimitada acima.

Para material visual (fotografia, ilustração ou desenho):

– O conteúdo deverá tematizar as mobilidades humanas e a sua relação com a crise iniciada pela pandemia de COVID-19;

– Poderão ser enviados de um a três arquivos por candidato;

– As fotografias deverão ser encaminhadas em alta resolução (300 dpi).

Inscrições

O conteúdo deverá ser enviado para o e-mail secretaria@museudaimigracao.org.br, com o assunto: EDITAL MOBILIDADE HUMANA E CORONAVÍRUS 2022. Além do(s) arquivo(s) com o texto e/ou materiais visuais, deve ser anexado:

– Ficha de inscrição. Acesse o documento clicando aqui;

– O Termo de Licenciamento de Direitos Autorais, com o Anexo 1, preenchido e assinado. Em caso de assinatura digital, só será aceita se tiver certificação digital. Acesse o documento clicando aqui.

Cronograma

O Museu da Imigração divulgará o resultado das seleções no dia 14 de abril de 2022. As publicações no Blog do CPPR serão realizadas, de maneira periódica, entre os meses de abril e julho de 2022. Os autores serão notificados com, pelo menos, uma semana de antecedência às datas de publicação dos seus respectivos materiais.

– 08 de abril de 2022: prazo máximo para o envio dos materiais;

– 14 de abril de 2022: resultado da seleção;

– Abril de 2022: início das publicações;

– Julho de 2022: última publicação.

Fonte: Museu da Imigração