MUSEU DA IMIGRAÇÃO CELEBRA COMUNIDADE ÁRABE E MULHERES MIGRANTES

Em março, a agenda do Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – contará com oficina de artesanato e celebrações pelo Dia Nacional da Comunidade Árabe e pelo Mês Internacional da Mulher. As programações serão oferecidas presencialmente e também em ambiente digital.

Ainda entre as iniciativas dessa equipe, a oficina “Ponto a Ponto” acontecerá no dia 26 (sábado), às 14h, de maneira híbrida. Na ocasião, os educadores Bruna Marques e Luiz Gregório ensinarão o passo a passo da encadernação copta. A versão presencial terá capacidade máxima de dez pessoas, que deverão se direcionar à sala de acolhimento para garantir a vaga. Já, para acompanhar pelo Zoom, é preciso se inscrever até o dia 25 (sexta-feira), às 17h.

Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado em 25 de março (sexta-feira), pautará uma programação especial, no dia 26 (sábado). Com início às 14h30, a abertura terá a presença do Embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), e da diretora-executiva do MI, Alessandra Almeida.

Na sequência, serão oferecidas as palestras “A imigração árabe no Brasil”, com a diretora de cultura da CCAB, Silvia Antibas, “Pesquisa H2R/Ibope sobre os árabes no Brasil”, com a diretora da CCAB, Alessandra Frisso, e “Digitalização da imigração árabe no Brasil – projeto em parceria com a Université Saint-Esprit de Kaslik e a CCAB”, com a coordenadora da proposta, Heloísa Dib.

Depois das apresentações, os visitantes terão a oportunidade de assistir à exibição de quatro curtas-metragens: “25 de Março – A Memória do Mundo Árabe”, “Ao Mundo Novo”, “Arabescos – Do Mascate ao Doutor” e “O Cheiro de Zattar”. As atrações desse primeiro dia serão proporcionadas em parceria com a CCAB.

Continuando a comemoração, a peça “Cartas Libanesas” poderá ser prestigiada, no domingo (27), durante todo o dia, no canal do MI no YouTube. O espetáculo narra a história de um jovem libanês que migra para as terras brasileiras, visando prosperar e retornar à sua origem, onde deixou a sua esposa grávida.

Em referência ao Mês Internacional da Mulher, o Museu realizará um evento voltado para as mulheres migrantes no dia 31 (quinta-feira), a partir das 11h. Desenvolvido com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o cronograma contará com visita guiada à exposição temporária “Mulheres em Movimento”, rodas de conversa, palestras e oficinas, além de cadastro para vagas de emprego e orientação sobre serviços e regularização migratória.

Serviço

Se joga no Museu!

Datas: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de março

Horário: 14h

Local: Museu da Imigração

Oficina “Ponto a Ponto: encadernação copta”

Data: 26 de março

Horário: 14h

Local: Museu da Imigração

Inscrição (versão on-line): até 25 de março, às 17h

Plataforma: Zoom

Dia Nacional da Comunidade Árabe

Datas: 26 e 27 de março

Horário: 14h30

Local: Museu da Imigração

Plataforma: YouTube

Mês Internacional da Mulher

Data: 31 de março

Horário: 11h

Local: Museu da Imigração

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

CEP: 03164-300

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamentowww.museudaimigracao.org.br