Museu da Imigração – Analista de conservação pleno

O Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, entidade gestora do Museu da Imigração e do Museu do Café, torna pública a abertura de vaga conforme descrição abaixo:

Pré-requisitos: Ensino superior completo, qualificação e experiência na área de conservação de acervos museológicos. Desejável afinidade com acervos históricos, experiência com suporte em papel e elaboração de Laudos de Conservação. 

Atribuições da função: Elaborar junto à equipe do Núcleo de Preservação ações de conservação preventiva, rotina de higienização de acervos e áreas de guarda, realizar diagnósticos, executar ações de conservação preventiva, elaborar Laudos de Conservação, propor tratamentos de conservação e restauro, documentar e preservar os registros de todos os procedimentos. Apoiar a gestão da Reserva Técnica do Museu da Imigração e monitorar as condições ambientais e dos acervos em exposições. Todas ações devem ser realizadas nas Coleções Bibliográfica, Museológica de História Oral e no Arquivo Institucional.

Habilidades: É necessário dinamismo, execução e flexibilidade. Trabalho em equipe, organização e controle informacional. Comprometimento com processos, projetos e realização de entregas completas.

Descrição do acervo: As coleções são compostas por itens tridimensionais, têxteis, documentais, bibliográficos e iconográficos. As tipologias são, majoritariamente, mobiliários, documentos oficiais, documentos pessoais, documentos audiovisuais, equipamentos audiovisuais, fotografias, utensílios domésticos, ferramentas de trabalho, maquinário e indumentária. Os suportes são, predominantemente, madeira, papel, plástico, tecidos e couro.

Carga horária: Jornada de 40 horas semanais, regime CLT, de segunda a sexta-feira. 

Benefícios: Vale Transporte, Vale Refeição, Plano de Saúde, Plano Odontológico e Seguro de Vida.

Seleção: A seleção será feita por meio da análise de currículo e entrevista online.

Obs.: Os currículos devem ser encaminhados por e-mail para vagas@museudaimigracao.org.br  com o assunto: “Analista de Conservação Pleno”, até 02/03/2022.