Museu da Imagem e do Som monta espaço de cinema em Sorocaba

Primeira exibição ocorre nesta segunda-feira (18), no Barracão Cultural.
Objetivo é mostrar filmes que estão fora dos circuitos comerciais de cinema.

Barracão Cultural fica ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba (Foto: Emerson Ferraz)

A cidade de Sorocaba (SP) ganhou um espaço alternativo de cinema neste mês de abril: o Ponto MIS. O local é uma iniciativa particular do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo (SP), que visa, principalmente, a democratização do acesso ao cinema. O programa tem como objetivo oferecer novas possibilidades aos municípios que não possuem salas de cinema e atividades audiovisuais, tanto quanto para as cidades que, apesar de salas de exibição, necessitam de programações diversificadas

A sede do Ponto MIS é no Barracão Cultural e os visitantes já poderão conferir o filme “As Bicicletas de Belleville” (2003), de Sylvain Chomet, e o curta-metragem brasileiro “Thomás Tristonho” (2011), de André Saito e Cesar Nery, que serão exibidos nesta segunda-feira (18), às 15h, e também na terça (19) e quarta (20), às 19h. A entrada é gratuita.

O Barracão Cultural tem capacidade para 50 pessoas e fica localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. A distribuição dos ingressos ocorrerá gratuitamente no espaço, trinta minutos antes do início da sessão.

Exibições
Todo mês haverá a exibição de um longa-metragem e de um curta-metragem no Barracão Cultural, que fazem parte da programação de filmes do Pontos MIS. Uma das linhas do programa é oferecer uma possibilidade diversa de fruição, com filmes divertidos, de qualidade, mas que estão fora dos circuitos comerciais de cinema.

Serão feitas três sessões: uma à tarde voltada a escolas, grupos da terceira idade, faculdades, além de público espontâneo, e duas exibições à noite, voltadas ao público espontâneo.

O Ponto MIS foi possível por meio de um convênio entre a prefeitura e o museu. Ele será coordenado pelo Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural da Secretaria da Cultura e realizado em conjunto com o CINE Barracão, que também tem sede no Barracão Cultural e é quinzenal.

Mais informações sobre a programação de filmes e eventos do Ponto MIS podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212.7280, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: G1 | Núcleo