Museu da Energia de São Paulo inaugura exposição sobre a Represa Guarapiranga

Mostra fará parte de programação especial do Dia Mundial do Meio Ambiente
 
A partir do dia 5 de junho, o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, abrigará a exposição “Guarapiranga, uma represa centenária”, que resgata a história de um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo.
 
A Guarapiranga, que no início era chamada de Santo Amaro, começou a ser construída em 1906, após um período de grande estiagem do Rio Tietê. Sua principal função era reforçar a geração de energia elétrica na usina de Santana de Parnaíba. Na época, sua construção foi considerada o maior empreendimento do gênero em todo o Hemisfério Sul. Concluída, em 1909, trouxe grande mudança na geografia de São Paulo. A partir de 1928, a represa também passou a ser utilizada para abastecimento público de água.
 
Atualmente, cerca de 900 mil pessoas residem nas áreas vizinhas da Guarapiranga, ou nos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, cujas águas também fluem para a represa. Um passeio pela região mostra detalhes pouco comuns a uma paisagem urbana: barcos velejando e famílias utilizando suas praias, bares e restaurantes.
 
Mariana Rolim, superintendente da Fundação Energia e Saneamento, destaca a importância da exposição para a compreensão do crescimento de São Paulo: “A Guarapiranga está intimamente ligada ao desenvolvimento da cidade. O visitante da mostra terá oportunidade de conhecer fatos e registros históricos que marcaram esse processo”. 
 
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
 
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural do setor energético e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na capital, realiza ações culturais e educativas que reforcem conceitos de cidadania e incentivem o uso responsável de recursos naturais.

 
 
 
Serviço:
Exposição “Guarapiranga, uma represa centenária”
Abertura: 5/6/2012
Local: Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos
Informações: (11) 3333-5600, ramal 211         
 
 
 
 
Foto: Museu da Energia de São Paulo
Fonte: Divulgação Museu da Energia de São Paulo