Museu da Diversidade Sexual realiza palestra sobre a importância da análise dos acervos de museus

Postado em: 11 de novembro de 2022 | Conexões

Palestra será virtual e acontece no dia 22 de novembro, às 15h. As inscrições podem ser feitas online

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e o Museu da Diversidade Sexual (MDS) realizam no dia 22 de novembro, às 15h, a palestra virtual “Elaboração de diagnósticos de acervos a partir da experiência do Museu da Diversidade Sexual” sobre a importância da análise de acervo de instituições museológicas. A apresentação será feita por Leonardo Vieira e Leila Antero da equipe de museologia do MDS.

“Na palestra iremos falar sobre o Diagnóstico de Acervo e como ele permite observar o histórico, status da documentação e estado de conservação do acervo desde sua concepção chegando à situação no presente. A partir deste levantamento é possível realizar uma prospecção realista quanto às necessidades reais de documentação, conservação, aquisição e descarte”, explica Leila Antero, museóloga do Museu da Diversidade Sexual.

Além de falar sobre a importância dessa análise, Leila e Leonardo falarão como foi feito o processo de diagnóstico do acervo do Museu da Diversidade durante o período de fechamento do MDS. O Museu da Diversidade Sexual é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e está passando por um processo de estruturação museológica, por conta disso, sua Política de Acervos está sendo revisitada.

Leila Antero é museóloga e mestra pelo Programa Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a Preservação de Mídias Digitais em Instituições Museológicas. Já Leonardo Vieira é Historiador, museólogo e produtor cultural. Bacharel em História (FFLCH/USP) e Mestre em Museologia (PPGMus/USP) e coordena o Setor de Museologia e Acervo do Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.

As inscrições para a palestra podem ser feitas online neste Link, de 07 a 17 de novembro.

Serviço

Palestra: Elaboração de diagnósticos de acervos a partir da experiência do Museu da Diversidade Sexual

Data: 22 de novembro

Horário: das 15h às 16h

Link para inscrições: clique aqui até 17 de novembro.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, atualmente gerido pelo Instituto Odeon, é um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+.

Se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

É uma instituição destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+. Contempla-se no MDS a diversidade

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo