Museu da Cidade de São Paulo promove lançamento da Revista Memoricidade

Primeira edição do periódico aborda diferentes aspectos da invisibilidade na cidade

A Memoricidade – Revista do Museu da Cidade de São Pauloperiódico semestral voltado à publicação de artigos, resenhas e entrevistas que tenham como foco  a reflexão sobre os estudos sobre cidade de São Paulo, lançará o seu primeiro número no dia 29 de janeiro, às 17h. O evento, que contará com uma roda de conversa, terá transmissão on-line no canal do Museu no Youtube.

O intuito da publicação é construir um espaço acessível para abrigar discussões criteriosas sobre as questões históricas e contemporâneas da cidade. Desse modo, a criação da Memoricidade amplia as possibilidades de comunicação do Museu com a sociedade, em uma dimensão mais abrangente que aquela obtida por meio da extroversão de seus acervos em exposições e ações educativas.

 A partir da adoção de uma matriz transdisciplinar, a Memoricidade assume o caráter articulador e de reflexão sobre as dinâmicas atuantes no território de atuação do Museu da Cidade de São Paulo. É intenção que essas reflexões possam ser geradas a partir do estabelecimento do necessário diálogo entre os habitantes e os distintos campos do saber envolvidos nos estudos sobre a cidade, a memória e o patrimônio cultural, tais como: Museologia, Arquitetura e Urbanismo, Antropologia, Sociologia, Ciências Ambientais, Geografia, História, Sociologia e Educação.

Em sua primeira edição impressa, a publicaçãoabordará em seu conteúdo reflexões sobre as distintas formas de invisibilidades na cidade de São Paulo, a partir da contribuição de profissionais e pesquisadores que foram convidados pelo conselho editorial da revista.

O lançamento ocorrerá dentro do projeto “Diálogos no Museu da Cidade”, que promoverá um debate com três articulistas da primeira edição da revista: Alecsandra Matias de Oliveira (a cidade seus habitantes e suas memórias), Bruno Puccinelli (invisibilidade LGBTQIA+ na cidade), e Giselle Beiguelman (arte, patrimônio e esfera pública). A conversa será mediada pelo diretor do Museu, Marcos Cartum.

Após o evento a revista será disponibilizada, impressa e virtualmente, de forma gratuita.

Serviço:

Diálogos no Museu da Cidade – Lançamento da Revista Memoricidade

Quando: 29 de janeiro de 2021, das 17h às 19h

Onde: Canal do Museu da Cidade de São Paulo no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=oUyCFYdfKEk

Fonte: Museu da Cidade de São Paulo