Museu da Cidade de Salto ganha livro em comemoração aos 30 anos de existência

Lucas Gonzaga, aluno do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP, é autor do livro 30 anos de Museu da Cidade de Salto, realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Programa de Ação Cultural (ProAC Editais 2020). A obra será lançada de forma presencial no próprio museu, localizado à Rua José Galvão, 104, Centro, em 09 de dezembro, às 19h, semana em que o museu celebra três décadas de existência.

“A realização de um projeto como este, que reúne a história de um centro de memória, é uma ação que rema na contramão das políticas vigentes que visam a apagar e destituir valores fundamentais da existência em comunidade. A formação de símbolos sociais e a manutenção da memória devem estar sempre no horizonte das realizações em Arte, Cultura e Educação. Para tanto, o livro é lançado neste momento simbólico, em que o Museu da Cidade de Salto comemora 30 anos de existência”, diz o autor.

O projeto ainda reúne nomes importantes da museologia e conta com a colaboração de Cecília Machado, professora do curso de Museologia da PUC-SP e de Luciana Pasqualucci, professora e coordenadora do curso, além de profissionais de fizeram parte dessa história, como Davidson Kaseker, diretor do grupo técnico de coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC/SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O livro conta, ainda com a colaboração de Thalma di Lelli, Anicleide Zequini e Geraldo Garcia, que estiveram presentes na implementação do Museu ao lado do museólogo Júlio Abe (in memoriam).

O museu se destacou no cenário cultural em 2020 ao ser a única instituição museológica paulista a ser contemplada em todas as categorias do ProAC Editais, em que constam, além do lançamento desse livro, uma reforma no sistema de segurança do museu e a produção de um tour virtual, que ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa.

Em 2022, por meio de mais um projeto contemplado no ProAC, será realizada ampla reforma no Departamento de Pesquisas do Museu, também sob a coordenação de Lucas Gonzaga.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “30 anos de Museu da Cidade de Salto”, de Lucas Gonzaga

Data e horário: 09 de dezembro, às 19h

Local: Museu da Cidade de Salto

Endereço: Rua José Galvão, 104 – Centro, Salto/SP

Fonte: Lucas Gonzaga