Museu da Cidade de Salto foi contemplado em todas as categorias do ProAC Editais voltadas à preservação

Prestes a comemorar três décadas de existência, o Museu tem projetos aprovados e financiados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/2020), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, o Museu da Cidade de Salto tornou-se a única instituição museológica do estado a ser contemplada nos três editais do Programa voltados à preservação e ao patrimônio histórico.

Entre os projetos, consta o lançamento de um livro comemorativo inédito em função das três décadas de existência do museu. Com autoria de Lucas Gonzaga, ex-coordenador da instituição, o volume será publicado e lançado pela Editora Giostri.

Outro projeto aprovado foi o Tecendo Memórias – Tour Virtual pelo Museu da Cidade de Salto, que levará toda a diversão e conhecimento da instituição para todo o país. A proposta apresentará, de maneira dinâmica e criativa, toda a história e memória e ficará disponível na plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Por fim, o museu ganhará ampla reforma e restauração das portas, janelas e fachada, que garantirá maior segurança e salvaguarda das milhares de peças que compõem o acervo. O “Plano de Segurança do Museu da Cidade de Salto”, também aprovado pelo ProAC Editais, tem previsão de início para o próximo mês e tem o selo de responsabilidade técnica da arquiteta Amanda Lopes. “Ao colocarmos em linha reta as medidas temporais (presente, passado e futuro), entendemos a importância da realização de projetos como esses, que oficializam e registram historicamente a existência de espaços vivos que estão em constante diálogo com a comunidade”, afirma Gonzaga, autor-proponente dos projetos aprovados.

Fonte: Museu da Cidade de Salto