Museu da Casa Brasileira recebe exposição que apresenta a história do Largo da Memória

Museu da Casa Brasileira promove a exposição “Memória: Visões de um pequeno largo sobre o Largo da Memória, região central de São Paulo e antigo ponto de descanso para tropeiros que realizavam o transporte de cargas e mercadorias, vindos da região Oeste do Estado em direção ao vale do Rio Tietê, no início do século XIX.

A exposição mescla texto a diversas linguagens visuais — fotos, ilustrações, anúncios de jornal, cartões postais, etc. — e coloca o Largo no papel de narrador da própria história, dos eventos cotidianos ocorridos naquela região e das transformações sofridas pela cidade e ali testemunhadas.  Apesar da vasta historiografia sobre São Paulo, não há quase material sobre o Largo, que sedia o primeiro monumento da cidade, datado de 1814.

Há exatos cem anos, em 1919, o então prefeito Washington Luís encarregou o arquiteto Victor Dubugras de elaborar um projeto para o Largo da Memória como forma de celebrar o Centenário da Independência do Brasil, que ocorreria três anos depois. A série de melhorias passou pela construção de escadas em curva e pela colocação de um novo chafariz e de um painel de azulejos, ambos projetados pelo artista José Wasth Rodrigues. No painel constava, pela primeira vez em um monumento público, o brasão da cidade, símbolo criado por Wasth e por Guilherme de Almeida em 1917.

De lá para cá, o local e sua área próxima, o Piques, sofreram profundas transformações. A exposição “Memória”, de Gustavo Piqueira, conta essa história emoldurada pela série de leituras gráficas da São Paulo contemporânea realizadas por ele em parceria com Samia Jacintho, da Casa Rex.

SERVIÇO:
Exposição Memória: Visões de um pequeno largo”
Entrada gratuita
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Tel.: (11) 3032-3727

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – SP
Próximo à estação Faria Lima do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727

Fonte: Museu da Casa Brasileira