Museu da Casa Brasileira prorroga a Mostra do Programa de Inclusão – Educativo MCB e CAPS

mcb

Visitação: até 25 de maio

No dia 6 de março, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realizou a abertura da Mostra do Programa de Inclusão – Educativo MCB e CAPS Itaim, exposição que apresenta a parceria entre o Núcleo Educativo do Museu da Casa Brasileira e o Coletivo de Pintura do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Itaim Bibi.

Ao longo de 2013, foram realizados encontros mensais entre as duas equipes, com o objetivo de ampliar os recursos expressivos do grupo. Referências de artes plásticas, do acervo do museu e de suas exposições temporárias serviram de base para a produção de desenhos, pinturas e fotografias que podem ser conferidos na exposição.

A casa, seja ela espaço real ou simbólico, foi utilizada como tema norteador. A confiança adquirida pelo grupo ao longo do processo permitiu a livre expressão de memórias, realidades e sonhos. A apresentação dos resultados dessa parceria busca aproximar o visitante das reflexões e práticas desenvolvidas com o grupo, por meio de espaços de interação e produção plástica.

Programada inicialmente para encerramento em 16 de março, a mostra foi prorrogada até 25 de maio. O período adicional em cartaz permitirá que mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo Programa Inclusão MCB, além de gerar maior oportunidade de acesso à exposição para outros usuários dos Centros de Apoio Psicossocial. Desde o início da visitação, o MCB tem feito convites às unidades do CAPS em São Paulo e também aos seus demais parceiros do Programa Inclusão, como os Centros de Convivência e Coopertativa (CECCO), para que venham ao museu acompanhar a mostra.

“Nesta exposição há um tanto de arte e loucura”, afirma Pedro Fernandes, psicólogo do CAPS Itaim. “Em nossos encontros vimos a realidade se transformar infinitas vezes. Quando vestidos de certezas, mas dispostos a nos despir, levamos propostas para o grupo com um objetivo e os resultados foram diferentes, surpreendentes e belos. Tais certezas eram dinâmicas também para o grupo que, ao longo da experiência, modificou-se na fala, na expressão e nos trabalhos. Convidamos a todos para compartilhar desses belos fragmentos da vida.”

Sobre o Programa Inclusão MCB
O Programa Inclusão MCB realiza parcerias com instituições que atuam junto aos públicos geralmente negligenciados e privados do exercício pleno de seus direitos. A proposta é trabalhar as temáticas abordadas pelo museu somadas às necessidades apresentadas por cada grupo visitante, buscando assim trabalhar com suas características e potencialidades.

Sobre o CAPS Itaim
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. Esses centros, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação dos CAPS, possibilitou-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. O CAPS Itaim tem como objetivo atender à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Sobre o Núcleo Educativo MCB
Preparado para atender visitantes de idades e formações diversas, o núcleo educativo está sempre adaptando os conteúdos da instituição aos objetivos e ao nível de compreensão dos vários públicos que frequentam o Museu da Casa Brasileira.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

SERVIÇO
Mostra do Programa de Inclusão – Educativo MCB e CAPS Itaim
Visitação: até 25 de maio

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos domingos e feriados

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br

Fonte: MCB