Museu da Casa Brasileira divulga resultado do Concurso do Cartaz do 34º Prêmio Design MCB

O Concurso do Cartaz para a 34ª edição do Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira recebeu 403 inscrições, com participantes de 18 estados, e teve como vencedor o trabalho de Leonardo Sá Rocha Sarabanda, que receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil.

O concurso vem sendo realizado anualmente de forma contínua pela instituição, como meio de incentivar a produção e o debate sobre essa peça gráfica e procurar restaurar sua centralidade nas campanhas de divulgação. Em 2020 houve, pela primeira vez, um tema a ser seguido, o Papel Social do Design. Durante o percurso do concurso começou a pandemia de Covid-19, fato que transformou o formato e o processo seletivo da premiação, que passaram a ser digitais.

O cartaz vencedor de Leonardo Sá Rocha Sarabanda é, segundo Ruth Klotzel, coordenadora da comissão julgadora desta edição, “um projeto bem estruturado e que faz bom uso de imagem, cor e tipografia. Ele destaca um saco de lixo, de ponta cabeça, como o único objeto no cartaz. Uma imagem emblemática, que carrega em si muitos significados: desloca o lixo de seu lugar e orientação usuais, como um ‘ready made’, indagando sobre o valor dos objetos e sobre o que descartamos; nos mostra como somos iguais (“do pó viemos, ao pó voltaremos”) e ressignifica a imagem do lixo quando visto à distância, fazendo-o parecer uma leve bexiga suspensa em um fio, ou um botão de rosa, por exemplo. Além dessas imagens, esse cartaz sugere várias associações possíveis, não se esgotando na objetividade e nem na intenção de quem o criou, continuando vivo nas possibilidades de interpretação de quem o lê. Ele não nos traz soluções, mas evoca indagações que indicam nossa incerteza e nossa responsabilidade em relação ao futuro. ”

Klotzel, designer formada pela FAU-USP e mestre pela mesma universidade, esteve ao lado de Guto Lacaz, arquiteto pela FAU-SJC (1975), artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo; Maria Cau Levy, designer gráfica, arquiteta e educadora; Oga Mendonça, filmmaker designer multimídia e podcaster; e Thiago Lacaz, Designer formado pela Esdi/Uerj, com especialização em design gráfico pela USP e design de livros pela Universidade de Reading, Reino Unido no corpo de jurados.

A comissão julgadora elegeu sete cartazes finalistas, os quais, para a coordenadora, “expõem vários aspectos relacionados ao tema proposto: o banco caipira, composto com a lógica do sistema cromático CMYK; uma cadeira cheia de pontas, que nos impede de sentar, representando o design excludente; o saco de lixo preto, objeto que todos conhecem e que contém nossos descartes; a referência à arquiteta Lina Bardi e seu olhar para uma solução vernacular de assento; o desenho dos moldes de máscaras de proteção, tão necessárias neste momento; adesivos – que hoje são utilizados como entrada no Museu da Casa Brasileira – compondo um cartaz; as demolições e a gentrificação nas grandes cidades. Cada um aponta para algumas reflexões possíveis. ”

Outras 15 peças pré-selecionadas pelo júri comporão uma exposição virtual junto ao cartaz premiado e às menções honrosas.

RESULTADO DO CONCURSO DO CARTAZ
1º LUGAR

Autor: Leonardo Sá Rocha Sarabanda | Inscrição: 2020-1-00098
Orientadores: Celso Longo e Daniel Trench
Instituição de ensino: Associação Escola da Cidade
Cidade: São Paulo | Estado: São Paulo

MENÇÕES HONROSAS

Autor: Alessandra Valerivna Kalko | Inscrição: 2020-1-00094
Cidade: São Paulo | Estado: São Paulo

Autores: Giulia Fagundes, Giovani Castelucci, Guilherme Vieira | Inscrição: 2020-1-00274
Escritório: Daó
Cidade: São Paulo | Estado: São Paulo

Autor: Jeferson Luiz Braz da Silva | Inscrição: 2020-1-00284
Cidade: Rio de Janeiro | Estado: Rio de Janeiro

Autoras: Luciana Lischewski Mattar, Gabriela Gennari | Inscrição: 2020-1-00257
Orientador: Marcos da Costa Braga
Instituição de ensino: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Cidade: São Paulo | Estado: São Paulo

Autores: Noam Barg Pinto, Karime Zaher e Tamara Crespin | Inscrição: 2020-1-00278
Cidade: São Paulo | Estado: São Paulo

Autor: Pedro Modenesi Moraes Inscrição: 2020-1-00470
Orientador: Marcelo Batista Pliger
Instituição de ensino: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Cidade: São Paulo | Estado: São Paulo

Fonte: Museu da Casa Brasileira