MUSEU DA CASA BRASILEIRA COMEMORA 50 ANOS COM CAMPANHA QUE COMPARTILHARÁ MEMÓRIAS DA INSTITUIÇÃO E DOS VISITANTES

Gilberto Gil foi uma das primeiras personalidades a dar seu depoimento sobre a casa

Museu da Casa Brasileira celebra 50 anos e para comemorar seu cinquentenário, o MCB – que permanece fechado por orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – convida o público para continuar fazendo parte dessa história que poderá ser acompanhada de forma virtual até o fim de 2020. 

A comemoração começa com a campanha #MCB50anos, que tem o objetivo de reunir nas redes sociais, as experiências, emoções e vínculos do público com sua própria casa, suas vivências e memórias de convívio com a instituição ou convidando-o ainda a falar sobre o papel do Museu na preservação e difusão da materialidade da casa pelo viés da arquitetura e do design. 

Gilberto Gil, cantor e compositor, foi uma das primeiras figuras a participar da campanha com um vídeo em que falou sobre o amor que existe no lar, especialmente nesse momento de recolhimento. Gil comentou ainda sobre o trabalho que o MCB faz ao guardar memórias das casas brasileiras. 

“A coleta de depoimentos espontâneos será bastante importante para a composição do acervo virtual do MCB. Poder contar com a participação na campanha dos visitantes e personalidades que fazem parte da nossa história, nos deixa bastante honrados. Fazemos neste momento a celebração de forma virtual, até que possamos reabrir ao público e comemorar presencialmente”, diz Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira. 

Quem quiser participar da campanha, poderá gravar um vídeo de aproximadamente um minuto e postar nas redes sociais com a #MCB50anos. Ou enviá-lo ao e-mail comunicação@mcb.org.br

História

Criado em 1970, o MCB está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em um solar construído entre 1942 a 1945 e que pertenceu a Fábio Prado, ex-prefeito da cidade de São Paulo, e sua esposa, Renata Crespi. 

O MCB é o único do país especializado em arquitetura e design e possui uma programação que contempla importantes exposições temporárias e de longa duração, além de atividades educativas, debates, palestras, lançamento de livros, apresentações musicais e feiras. 

Também se destaca por iniciativas como o Prêmio Design, principal premiação do segmento no país, realizada desde 1986 e pelo projeto Casas do Brasil, que resgata e preserva a memória sobre a diversidade do morar. 

O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19. 

Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais que contam com atualizações diárias.

Fonte: Museu da Casa Brasileira