Museu celebra Dia Internacional do Café com programação gratuita

Abertura de mostra em homenagem ao centenário do Santos Futebol Clube, apresentação de orquestra e aula sobre o preparo de café são os destaques da programação 
 
Para celebrar o Dia Internacional do Café, comemorado em 14 de abril, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial e gratuita. As atividades incluem aula sobre como preparar um bom café em casa, degustação harmonizada, apresentação de orquestra e abertura de mostra temporária em homenagem ao centenário do Santos Futebol Clube.
 
Logo pela manhã, às 11h, a atração é a aula especial do barista André Almeida, responsável pelo Centro de Preparação de Café do Museu do Café e pelos cursos ministrados na instituição. Em uma mesa montada no espaço da Cafeteria do Museu, o barista irá ensinar como preparar um bom café em casa abordando temas como a importância da água, a qualidade do café, a quantidade de pó ideal para a proporção de água utilizada e o modo correto realizar a filtragem. Em seguida, as bebidas preparadas com os grãos Chapadão do Ferro – encorpado e com leve acidez – e Bourbon Amarelo – que se destaca pela doçura –, serão servidas para degustação harmonizada com petit-fours.
 
Após saborear seu café, o visitante pode aproveitar para conhecer a mostra temporária “O centenário do Santos Futebol Clube”. Formada por quatro painéis, a mostra faz um breve passeio pela história entrelaçando os dois principais responsáveis por tornar o nome da cidade conhecido em todo o mundo: café e futebol. 
 
Entre outras curiosidades, as fotos e textos revelam como na efervescência de uma cidade que enriquecia por concentrar 90% das negociações de café do Brasil começam a surgir clubes e associações. Entre eles, em 14 de abril de 1912, um que se tornaria referência mundial: o Santos Futebol Clube. Outro destaque é a menção a Athiê Jorge Coury, um dos dirigentes mais famosos da história da agremiação e presidente do clube à época do bicampeonato mundial, em 1962 e 1963, que começou sua carreira como corretor de café. 
 
A mostra temporária está montada no espaço da Cafeteria do Museu e fica em cartaz até 7 de maio com visitação gratuita.
 
Encerrando as comemorações, às 17h30 no Salão do Pregão, a orquestra do Instituto Grupo Pão de Açúcar de Santos, formada por 40 jovens alunos, apresenta repertório mesclando canções populares e eruditas. 
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça-feira a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda-feira a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Mais informações estão disponíveis em www.museudocafe.org.br.
 
 
Serviço:
Dia Internacional do Café
Aula sobre preparo de café, degustação, abertura de mostra temporária, apresentação de orquestra
Data: 14/4/2012  (sábado) 
Local: Museu do Café (rua XV de Novembro, nº 95, Centro Histórico – Santos/SP)
Entrada: gratuita (exposição temporária)