MUSEU CATAVENTO REALIZA EXPOSIÇÃO VIRTUAL ACESSÍVEL EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE COTIA

Mostra Paisagens do Universo ficará disponível nas redes sociais da prefeitura de Cotia e do Museu Catavento. A parceria é uma ação do Programa de Integração ao SISEM-SP do Catavento e da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia

O Museu Catavento está com uma nova exposição virtual, desta vez, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia. A mostra faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e do Museu Catavento.

A exposição “Paisagens do Universo” é composta por 18 painéis sobre temas relacionados a Astronomia, conta com audiodescrição para promover maior acessibilidade e acontece virtualmente, no link https://cutt.ly/NiniUfm, com compartilhamento nas redes sociais da prefeitura de Cotia e do museu.

O tema “Astronomia” tem fascinado a humanidade desde seus primórdios e os eventos explicados por ela já causaram medo, espanto e fascinação em muitos de nós e em nossos antepassados. O recorte presente nessa exposição traz um pouco do que a Astronomia nos diz sobre planetas rochosos e gasosos, Lua, asteroides e cometas, estrelas, galáxias, buracos negros e um pouco sobre a história evolutiva do universo.

A exposição “Paisagens do Universo” é baseada na exposição “Paisagens Cósmicas” que foi desenvolvida no ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia. Em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu, a exposição base tem curadoria científica e texto final de Augusto Damineli, com design gráfico e museografia de Miguel Paladino e administração da Rede Brasileira IYA2009.

Essa ação foi pensada para os diferentes públicos que interagem com as páginas virtuais do município de Cotia e do Museu Catavento, e faz parte do Programa de Integração ao SISEM-SP que busca aproximar o Museu Catavento a outras instituições museológicas e centros culturais do estado de São Paulo.

Fonte: Museu Catavento