Museu Catavento inaugura Centro de Referência e modernização da Reserva Técnica e site da instituição

No início do mês, o Museu Catavento recebeu representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e profissionais de outros museus para a inauguração de seu Centro de Referência e modernização da Reserva Técnica e site da instituição.

O custeio de todo o projeto foi possível graças à premiação “Modernização de Museus” dada pelo IBRAM à instalação “Biomas do Brasil”, em 2018, por sua adequação para acessibilidade do espaço.

O planejamento e elaboração do projeto de adequação contaram com a assessoria do Instituto Lara Mara e da empresa Inclua-me, que participaram do desenvolvimento do projeto, contribuindo com seus conhecimentos e expertise em inclusão e acessibilidade.

Na exposição de longa duração “Biomas do Brasil” são expostos conteúdos e informações sobre vegetação, clima, biodiversidade, preservação e conservação ambiental, características principais e localização geográfica dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal.

O Centro de Referência do Museu Catavento é um núcleo que faz parte do Programa de Acervo do Museu e tem como objetivo promover a difusão de informações e implantação de pesquisas, tanto institucionais quanto externas, com foco central na ciência.

A reserva técnica é um espaço dedicado a salvaguardar a coleção de acervo da instituição, garantindo a conservação, restauro, higienização e documentação desta coleção.

A reformulação do site se deu para acompanhar as inovações tecnológicas no ambiente virtual e promover melhor utilização pelos seus usuários, aplicabilidade para outras plataformas, além de um layout mais interativo e moderno.

Fonte: Museu Catavento