Museu Casa Mário de Andrade apresenta a exposição Rostos Indígenas

Com uma programação voltada também para as questões dos povos originários, a Casa Mário de Andrade apresenta a exposição Rostos Indígenas: retratos por Graça Arnús, artista plástica que produziu obras a partir das viagens aos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Tocantins. Nesses territórios ela apurou o olhar na diversidade cultural de diferentes etnias indígenas. A entrada é gratuita e o público precisa agendar a visita previamente (aqui).

Mais de 15 dessas obras compõem a exposição, organizada em três salas do andar superior do museu Casa Mário de Andrade. A mostra segue aberta até o final de junho, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Graça Arnús vem pesquisando as culturas indígenas no Brasil desde 1998, quando participou de uma expedição por Tocantins e conheceu diferentes povos, entre eles, os Javaé, Krahô e Apinayé. A riqueza das pinturas corporais das etnias analisadas ao longo dos anos é um dos aspectos que tem inspirado a artista plástica na composição das obras, algumas em aquarela somada aos traços fortes.

A formação como artista plástica de Graça Arnús foi iniciada em 1965 por meio de cursos na Fundação Armando Álvares Penteado. Ela também se dedicou à Arquitetura, graduada na área pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, e com bacharelado de Pintura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Trabalhou com diversos artistas, entre eles, o escultor Pedro Pinkalsky e a gravurista Ivone Couto. Em Tocantins, ministrou cursos de capacitação em Desenho Artístico para professores da rede estadual e artistas.

Localizada na região da Barra Funda e próxima à estação de metrô Marechal Deodoro, a Casa Mário de Andrade faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

SERVIÇO

Exposição Rostos Indígenas: retratos por Graça Arnús

Aberta até o final de junho/2022

Terça a domingo, das 10h às 18h

Para agendar a sua visita, clique aqui

O museu recebe até seis visitantes por hora

Grátis

 Casa Mário de Andrade

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 no site do museu.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo  Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.

Fonte: Casa Mário de Andrade