Museu Casa de Portinari visita escolas de Brodowski em programação que celebra à Consciência Negra

De 12 a 20 de novembro, alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental conhecerão mais sobre as obras em que Portinari retratou a cultura e o povo afrodescendente

Em novembro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a ACAM Portinari, irá até escolas de Brodowski para desenvolver atividades sobre a importância da contribuição dos povos negros na construção social e cultural do Brasil, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11).

As monitoras do equipamento museológico visitarão, de 12 a 20 de novembro, os alunos do quarto e quinto ano das escolas particulares e públicas da cidade. Neste período as profissionais explicarão sobre as principais obras em que Candido Portinari pintou hábitos e personagens negros. Na ocasião, também será abordada um pouco das tradições afro-brasileiras, entre elas a religião, a música, a cultura, além da importância da celebração dessa data, que marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares – principal líder e símbolo de resistência na luta pelo fim da escravidão no Brasil no século 15.

De acordo com a gerente da instituição, Cristiane Maria Patrici, a programação já é uma tradição. “Candido Portinari sempre esteve envolvido em questões sociais e é um dever do museu dar continuidade a esse legado. Em várias de suas telas ele retratou a presença e a relevância dos negros em cenas do cotidiano, como no trabalho no campo, nas brincadeiras, na música, etc.”, explica.

“Comemoração ao Dia da Consciência Negra”
Data: 12,13, 14, 18, 19 e 20/11/2013
Locais:
Escola Elvira Yolanda Ervas (12/11)
Escola Elza Leite da Costa (13/11)
Escola Tiradentes (14/11)
Escola Objetivo (18/11)
Escola de Tempo Integral (19/11)
Escola Amélia (20/11)
Horário: cada aula terá duração de 1h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita