Museu Casa da Memória Italiana participa da ação Museu em Movimento

Doações serão destinadas a projetos voltados ao público refugiado, surdos e portadores de síndrome de down; instituição conta com contribuição para desenvolver ações sociais

O Museu Casa da Memória Italiana participa, pela primeira vez, da ação Museu em Movimento que promove atividades culturais voltadas ao público com síndrome de down, surdos, refugiados e público em geral. O objetivo da proposta é disponibilizar atividades físicas – yoga e treinamento funcional – e culturais, além de auxiliar no transporte e na alimentação dos participantes. Para que o projeto aconteça, o equipamento conta com apoio de doações.

Desde 2020, o museu participa de projetos de arrecadação de alimentos para moradores em situação de rua e, também, para refugiados. As atividades culturais como oficinas, cursos, palestras, exposições, cineclube entre diversas temáticas são destaques nas ações sociais.

No quintal do Museu 

O projeto Museu em Movimento, aprovado pelo edital Todo Cuidado Conta e promovido pela Benfeitoria e parcerias, visa a trabalhar cuidados com a saúde física e social dos participantes. Por meio desse plano, o Museu Casa da Memória Italiana realizará treinamentos funcionais e yoga no quintal da instituição. Para compor as atividades, contará também com auxílio transporte e alimentação. Além disso, ficarão disponíveis monitores infantis e visitações mediadas em LIBRAS.

Segundo Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana, a campanha trabalha com diversos aspectos sociais. “Não é um projeto apenas de arrecadação de alimentos, feito até então pela instituição. A ação aborda outros cuidados da saúde integral, pensando em melhor qualidade de vida para todos”, afirma.

Para que o projeto seja realizado e a população atendida, o Museu precisa de apoio. Cada contribuição contará com um tipo de recompensa que vai desde uma postagem de agradecimento, a um café da tarde exclusivo e com acompanhantes.

Para participar com doações, basta acessar o site https://benfeitoria.com/casadamemoriaitaliana até o dia 16/09. Caso o valor mínimo não seja arrecado, todas as doações serão devolvidas.

Fonte: Museu Casa da Memória Italiana