Museu Biológico sedia simpósio internacional sobre museus científicos

O Museu Biológico do Instituto Butantan realiza, no dia 11 de março, das 9h às 17h, o “I International Symposium on Communication and Education in Science Museums”. As inscrições estão abertas e devem ser feitas AQUI.

O evento é promovido pelo Centro de Ensino do Instituto Butantan e visa contribuir para reflexões e discussões na área do ensino de ciências em espaços não formais, comunicação científica e gestão de museus na atualidade.

Este evento contará com a presença de 3 especialistas internacionais:

. Dra. Sabrina Sholts, atua no Museu Nacional de História Natural Smithsonian nos Estados Unidos. É curadora da exposição Outbreak: Epidemics in a Connected World exhibition.

. Dra. Chantal Barriault, diretora do programa de pós-graduação em Comunicação Científica oferecido pelo Science North e pela Laurentian University no Canadá, realiza suas pesquisas na área de aprendizagem em museus de ciência.

. Ashley Larose, é diretora de Business e Relações do Science North, no Canadá. Atua na área de gestão de museus e abordará os desafios para manter essas instituições como espaços atrativos e viáveis no mundo moderno.

O evento será oferecido em inglês. Confira a programação completa abaixo:

9h – Recepção dos participantes;
9h30 – Abertura e boas vindas;
9h30 às 10h30 – “Outbreak DIY: A Smithsonian toolkit for public health communication.”. Sabrina Scholts – curadora no Museu de História Natural do Smithsonian Institute, EUA;
10h30 às 11h30 – “Approaches in science communication and business operations: how to remain relevant, succeed and sustainable institutions in this modern era” Ashley Larose – Diretora de Business do Science North, Canadá;
11h30 às 12h – Aberto para perguntas;
12h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – “Science Communication training: theory and practices”. Chantal Barriault – Diretora do Programa de Pós-Graduação em Science Communication da Laurentian University, Canadá;
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h – Mesa Redonda “Qual é o papel da divulgação científica em Museus em contextos como do Instituto Butantan onde há pesquisa, produção e divulgação?.” Sabrina Sholts, Ashley Larose, Chantal Barriault.
17h – Encerramento

SERVIÇO

“I International Symposium on Communication and Education in Science Museums”

Data: 11 de março de 2019, 9h às 17h

Público-alvo: comunidade acadêmica, gestores de museus, educadores e profissionais da área de museus, divulgação científica, graduandos e pós-graduandos.

Local: auditório do Museu Biológico do Instituto Butantan
Avenida Vital Brasil, 1500
CEP 05503-900
São Paulo – SP

Estacionamento gratuito no local.
A participação é gratuita e a inscrição é obrigatória.
Vagas limitadas! Inscreva-se e aguarde o e-mail de confirmação.

A emissão dos certificados será feita por e-mail, mediante inscrição e assinatura da lista de presença.

Fonte: Centro de Ensino do Instituto Butantan