Museu Afro Brasil recebe exposição da artista plástica Carolina Caliento

IMG 0728

Foto: Divulgação

No ano em que comemora seus dez anos, o Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a exposição individual “Horizonte Daqui”, da artista plástica Carolina Caliento, com abertura marcada para o dia 2 de agosto, às 13h. Realizada com o apoio do ProAC, Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado, a exposição é composta de 18 obras, que misturam impressão, fotografia e pintura, e segue até o dia 20 de agosto.

Carolina Caliento tornou-se um nome de destaque entre a nova geração de artistas plásticos de São Paulo. Em seus trabalhos, ela articula um discurso crítico acerca do espaço urbano, a partir da investigação de imagens que circulam nos meios de comunicação. O conjunto dos trabalhos apresenta uma visão ambivalente sobre a cidade. “Trata-se de uma obra ainda em construção, mas já com uma perspectiva e um longo caminho definidos, pela força de um imaginário único e singular”, diz Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, que também assina a curadoria dessa exposição.

O retrato da cidade proposto pela artista plástica é elaborado por meio do material que a própria produz e expele como resíduo, e que condiciona seus modos de produção econômica e organização social. “Construo o meu trabalho pela aproximação dialética entre as experiências cotidianas na cidade, com suas contradições, e a vida retratada no jornal, esta também polarizada entre fatos, notícias e as ilustrações da propaganda. Aproprio-me dessas imagens e também incorporo processos de produção desse material nas pinturas,” diz Carolina.

Entre os trabalhos desenvolvidos, Carolina organizou o Projeto CABRA – Centro América-Brasil – residência que visava o intercâmbio com a América Latina, ocorrido no Centro de Estudos e Investigações Artísticas em Belo Horizonte, com o apoio do Centro de Cultura da Espanha, em 2011.

Também em 2011, a artista recebeu o “1º Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil/ Casa Tomada, São Paulo”. No mesmo ano realizou a exposição individual Todas as Vozes no Centro Cultural São Paulo, secundada, no ano seguinte, por ABISMOS, na Galeria Paralelo. Atualmente cursa o Mestrado em Poéticas Visuais na Universidade de São Paulo.

SERVIÇO:

“Horizonte Daqui”
Exposição Individual de Carolina Caliento.
Abertura em 2 de agosto, às 13h.
Encerramento: 20 de agosto.

Local: Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
Entrada gratuita
www.museuafrobrasil.org.br
O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs,
Com permanência até às 18hs.
Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Informações para a imprensa – Museu Afro Brasil
Gabriel Cruz: 3320-8940 – gabriel.cruz@museuafrobrasil.org.br

Informações para a imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Jamille Menezes – (11) 2627 8243 – jmferreira@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627 8164 – rmbeltrao@sp.gov.br