Museu Afro Brasil lança catálogo da exposição “Barroco Ardente e Sincrético”

O Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu Afro Brasil e EDP convidam para o lançamento do catálogo da exposição “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”, a acontecer às 11 horas do próximo dia 03 de março de 2018 (sábado).

Com 400 páginas e imagens das principais obras expostas na mostra, o catálogo conta com textos de Emanoel Araujo, Myryam Andrade Ribeiro de Oliveira, Fernando da Rocha Peres, Clarival do Padro Valladares, Percival Tirapeli, João Marino, Dom Clemente, entre outros pesquisadores do movimento artístico.

Desde a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, novos parâmetros culturais e sociais foram estabelecidos na colônia. A criação da Academia de Belas Artes e a chegada da Missão Francesa, por exemplo, levaram ao fim a arte colonial que dominava o panorama artístico até então.

Na Bahia, o desejo de imitar a corte levou à criação de um Liceu de Artes e Ofícios (1872) e uma Escola de Belas Artes (1877), mas a tradição continuou com os discípulos de José Joaquim da Rocha, que formou inúmeros artistas, dos quais se destacam José Teófilo de Jesus, Antônio Joaquim Franco Velasco, Veríssimo de Souza e Manoel de Souza Coutinho.

No dia do lançamento, o catálogo será vendido a preço promocional.

SERVIÇO

Lançamento do catálogo da exposição “Barroco Ardente e Sincrético”
Quando: dia 3 de março, às 11h
Local: Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera – portão 10
São Paulo – SP
(11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

Fonte: Museu Afro Brasil