Museu Afro Brasil: exposição “Marcelo D’Salete – A história negra em quadrinhos”

No Dia da Consciência Negra (20), às 11h, o Museu Afro Brasil inaugura a exposição “Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos”.

Quadrinista, ilustrador e professor, D´Salete, que recentemente conquistou a edição 2018 do prestigiado Eisner Awards, de melhor edição americana para uma publicação estrangeira – premiação obtida pela HQ Cumbe (2014) – livro que narra a resistência negra no Brasil colonial, apresenta em sua primeira exposição individual 40 pranchas originais dos desenhos produzidos para os livros Angola Janga (2017) e Cumbe.

Resultados de longa pesquisa – Angola Janga, por exemplo, consumiu 11 anos entre estudos e criação artística – ambas as publicações dialogam fortemente com a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros.

Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos exibe ainda exemplares das edições estrangeiras de Cumbe, publicado em Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Áustria. Também serão expostos os troféus Eisner Awards 2018, Prêmio Grampo 2018 e HQMIX 2018, os dois últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido em Angola Janga.

ENCONTRO COM O ARTISTA
No mesmo dia, às 13h, Marcelo D´Salete fala sobre sua carreira e produção artística no projeto “Negras Palavras: Encontro Marcado”, que acontece no auditório Ruth de Souza.
Inscrições: https://goo.gl/forms/8veahf9TApqpdju62

BAQUE ATITUDE
Ainda no dia 20, às 12 horas, o Museu Afro Brasil promove a apresentação do coletivo Baque Atitude, grupo de Maracatu de Baque Virado, fundado em 2010, no Jardim Ibirapuera, extremo sul de São Paulo, e composto majoritariamente por jovens negros.

Primeiro coletivo a participar do Programa de Extensão e Rede do Museu Afro Brasil, o grupo apresentará ao público o resultado do período de dois meses de imersão que tiveram no acervo do museu, quando foram acompanhados por uma equipe de profissionais que aprofundou o conhecimento do grupo sobre questões relacionadas a área central de investigação: a cultura popular e suas manifestações.

SERVIÇO

Exposição “Marcelo D´Salete – A história negra em quadrinhos”
Quando: 20 de novembro
Onde: Museu Afro Brasil
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo/SP
Informações: (11) 3320-8900

Fonte: Museu Afro Brasil