Mulheres do Brasil: exposição e livro mostram a força da mulher brasileira

A mostra apresenta uma seleção de 40 fotografias de Gabriel Matarazzo, que têm inspiração no cotidiano feminino. A visitação acontece até 18 de novembro, no espaço expositivo 2º andar
 
O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com Magma Cultural e a Galeria LUME Photos, apresenta a exposição Mulheres do Brasil, com fotografias de Gabriel Matarazzo. A mostra, com curadoria de Paulo Kassab Jr., traz uma seleção de 40 fotografias produzidas para o livro “Mulheres do Brasil”, de autoria de Luiz Felipe Moura, que será lançado na abertura.
 
Os cliques de Gabriel Matarazzo foram feitos especialmente para a publicação, que tem inspiração no cotidiano feminino, com um apanhado de relatos ouvidos pelo autor em suas viagens pelo país. As imagens essas histórias que retratam a força feminina em forma de fotonovela. A mostra vai até 18 de novembro no Espaço Expositivo 2º andar do Museu.
 
Para as fotos, que abrangem ao mesmo tempo dramaticidade e moda, foram criados looks assinados por estilistas respeitados no mundo da moda, como Chris Barros e Walério Araújo. As mulheres às quais foi dado o desafio de interpretar as histórias são modelos também de renome, como Daniella Sarahyba, Camilla Finn, Samira Carvalho e Priscila Malmann, ambientadas cenários que compõem o contexto de brasilidade proposto no livro: o sertão, a floresta, a fazenda de café.
 
O fotógrafo
Diretor de cena e de fotografia nas áreas de publicidade, cinema, TV e internet e fotógrafo nas áreas de publicidade, moda, esporte, livros e fine arts, Gabriel Matarazzo já fez fotografias para diversos livros e teve trabalhos expostos em galerias e também na SP-Arte. Tem em seu currículo os prêmios Leão de prata – Festival de Cannes, conquistado em 2003, e Lápis de prata – One Show NY, que ganhou no ano seguinte.
 
O autor
Empreendedor cultural nos ramos de patrimônio natural e histórico, moda, fotografia, arquitetura e design, Luiz Felipe Moura é autor dos livros “A Dádiva Esquecida” e “Príncipe de Astúrias”. Além do ramo editorial, atua ainda em televisão, tendo dirigido e roteirizado as séries “Guardiões da Biosfera”, “Kauan e a Lenda das Águas”, “Expedição Butantan” e “Amigos da Nutrição”. Na área do cinema, foi produtor executivo dos documentários “Serpentes Ilhoas” e “Butantan Amazônia”.
 
Duração: até 18 de novembro de 2012
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som –  Avenida Europa, 158, Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 2117-4777
Horário: terça a sexta das 12h às 22h –  sábado, domingo e feriados das 11h às 21h