A instalação TOQUE, que ocupa atualmente a Galeria Fórum das Artes do MAC Itajahy Martins, em Botucatu, teve seu período expositivo ampliado até dia 30 de janeiro.
A mostra possui 170 retratos em relevo, que constituem módulos do conjunto colaborativo, realizados por pessoas com e sem formação artística, videntes e pessoas sem visão, pacientes psiquiátricos, entre outros. O trabalho inclusivo, concebido a partir de uma perspectiva relacional da arte, propõe-se a dissolver limites e acolher a diversidade.
O público é convidado a tocar em toda a extensão do conjunto, superando o distanciamento entre observador e obra artística, norma que prevalece em museus e galerias. A soma de visão e tato imprime um caráter lúdico e multissensorial à fruição da obra, atraindo diferentes segmentos de público – entre eles crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais.
TOQUE levanta uma discussão sobre a relação individuo/coletividade no mundo contemporâneo. O artista visual Hélio Schonmann, idealizador e produtor do projeto, sintetiza essa abordagem no texto de apresentação: ”Na diversidade impressa em matéria que se toca e que se vê, cada autorretrato da instalação afirma-se como identidade individual por contraste e como identidade coletiva por semelhança. Nessa tensão, abrem-se campos de indagação sobre o que somos. O humano se deixa entrever, em sua grandeza e em sua precariedade”.
SERVIÇO
Mostra “TOQUE”
Onde: Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins
Endereço: Avenida Dom Lúcio, 755
Quando: até 30 de janeiro
Informações: (14) 3882-1489
Fonte: Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins / Hélio Schonmann