Mostra “Toque”, em Botucatu, é estendida até 30 de janeiro

A instalação TOQUE, que ocupa atualmente a Galeria Fórum das Artes do MAC Itajahy Martins, em Botucatu, teve seu período expositivo ampliado  até dia 30 de janeiro.

A mostra possui 170 retratos em relevo, que constituem módulos do conjunto colaborativo, realizados por pessoas com e sem formação artística, videntes e pessoas sem visão, pacientes psiquiátricos, entre outros. O trabalho inclusivo, concebido a partir de uma perspectiva relacional da arte,  propõe-se a dissolver limites e acolher a diversidade.

O público é convidado a tocar  em toda a extensão do conjunto, superando o distanciamento entre observador e obra artística, norma que prevalece em museus e galerias. A soma de visão e tato imprime um caráter lúdico e multissensorial à fruição da obra, atraindo diferentes segmentos de público – entre eles crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais.

TOQUE levanta uma discussão sobre a relação individuo/coletividade no mundo contemporâneo. O artista visual Hélio Schonmann, idealizador e produtor do projeto, sintetiza  essa abordagem no texto de apresentação: ”Na diversidade  impressa em matéria que se toca  e que se vê, cada autorretrato da instalação afirma-se como  identidade  individual  por contraste e  como identidade coletiva por semelhança. Nessa tensão, abrem-se  campos de indagação sobre o que somos. O humano se deixa entrever,  em sua grandeza e em sua precariedade”.

SERVIÇO

Mostra “TOQUE”
Onde: Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins
Endereço: Avenida Dom Lúcio, 755
Quando: até 30 de janeiro
Informações: (14) 3882-1489

Fonte: Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins / Hélio Schonmann