Exposição no MCB traz projetos portugueses e brasileiros, refletindo modos de viver e de pensar arquitetura
No âmbito do ano de Portugal no Brasil, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe a exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”, a partir de 16 de abril. Realizada em parceria com a editora portuguesa NOTE, a mostra apresenta um recorte da produção arquitetônica atual dos dois países, a partir do tema “casa”.
“A arquitetura como lugar” reflete o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos residenciais recentes, 10 de cada país, sob a curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva. Compõem a exposição painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos, que revelam modos de viver e de pensar a arquitetura nos dois países.
“Pretendemos mostrar a arquitetura da casa tanto por meio de uma rede de temas que são uma referência ao lugar e à cultura de um país, quanto das intenções, preocupações e personalidade do próprio arquiteto”, afirma a curadora. Ao mesmo tempo em que a exposição é sobre projetos residenciais locais, também lança um olhar sobre processos de criação na arquitetura atual.
“Acreditamos que vivemos num mundo global e globalizado, e pensamos que tudo e todos estão ligados digitalmente a qualquer tipo de informação. Mas será que nesse mundo globalizado os valores locais deixaram de existir?”, questiona Bárbara, para depois concluir: “Dentro de um contexto no qual, cada vez mais, a arquitetura tende a assumir características alheias à cultura e à identidade de um país, entendemos que a ‘casa’ é o tema que ainda nos consegue transmitir referências próprias que fazem parte da personalidade de cada lugar”.
Arquitetos e escritórios participantes da exposição:
PORTUGAL
Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, Pedro Mauricio Borges, Pedro Sousa, Paulo Tormenta Pinto, Jorge Figueira, Ana Silva, João Gois + Alexandre Berardo, Fernando Salvador + Margarida Nunes
BRASIL
Paulo Mendes da Rocha, Ciro Pirondi, UNA Arquitetos, Grupo SP, Pablo Hereñú, Fernanda Neiva, Anderson Freitas + Juliane Antunes, Shundi Iwamizo, MMBB Arquitetos, Ruben Otero
Sobre o Ano de Portugal no Brasil
O Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal (2012-2013) é uma iniciativa concebida como oportunidade para atualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis. Mais informações: http://anodeportugalnobrasil.pt.
SERVIÇO:
Exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”
Realização: MCB, NOTE Editora e Ano de Portugal no Brasil
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa, Escola da Cidade, Ordem dos Arquitetos de Portugal, Carpe Diem Arte e Pesquisa
Abertura: 16 de abril de 2013, terça-feira às 19h30
Entrada gratuita e aberta ao público em geral
Visitação: até 9 de junho de 2013
Obs. No dia 16 de abril às 19h30 acontece também a abertura da exposição
“BID 8|10|12”
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Domingos e feriados – gratuito
Fonte: Museu da Casa Brasileira