Mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega a Campinas

N7 26-11-2013

Com interatividade e tecnologia, a exposição itinerante “Estação da Língua” é aberta ao público nesta terça-feira (19) no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC), no Centro de Campinas (SP). A entrada é gratuita e a mostra segue até o dia 15 de dezembro.

Parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, como Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria e a Linha do Tempo estarão expostas no MACC. O espaço inédito “Mapa dos Falares Paulistas” mostra os diferentes sotaques e expressões de diversas regiões do estado de São Paulo.

Formado por uma tenda e contêineres com forte apelo visual, a mostra abriga projeções de breves textos literários escolhidos para a itinerância. O passeio pela exposição começa em uma grande escultura de caixas com painel gráfico sobre as origens da língua e um vídeo animado com as conquistas de Portugal.

O visitante pode ainda interagir com um terminal multimídia para escutar vários sotaques do português pelo mundo. A mostra expõe também a evolução do idioma no país e a relação do português com outras línguas indígenas e africanas. Por fim, dois vídeos expõem a presença diversificada da língua portuguesa no cotidiano dos brasileiros.

Serviço:
O quê: Exposição “Estação da Língua”
Onde: MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”
Endereço: Benjamin Constant, nº 1.633, no Centro
Quando: a partir de terça-feira (19) até o dia 15 de dezembro
Horários: terça a sexta das 9 às 17h, sábado das 9 às 16h, domingo das 9 às 13h

Fonte: G1