Mostra fotográfica destaca mulheres negras da cidade de Salto

3.expoitu

Museu Republicano Convenção de Itu da USP expõe 20 imagens da fotógrafa Pola Fernandez

 

 

O Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI) da USP apresenta, até 30 de dezembro, a exposição Fios do Passado, resultado de uma experiência estética e histórica desenvolvida pela fotógrafa Pola Fernandez com o Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyota.

 

São 20 fotografias impressas em tecido e bordadas com fios e adereços, bem como um painel artístico retratando um navio negreiro, em que são fixados trechos bordados das poesias de Castro Alves. Acompanha a exposição o documentário Mulheres Bordadas – Fios do Passado, sob direção da cineasta Lilian Solá Santiago, que aborda aspectos da história e da subjetividade das mulheres negras na cidade paulista de Salto.

 

A exposição apresenta telas realizadas com técnica mista de fotografia, bordado e colagem. Primeiro, as integrantes do Nyota foram fotografadas por Pola. A partir da impressão em tecido, elas participaram de oficinas de bordado e colagem sobre as fotos, compartilhando memórias, conhecimentos e afetos. Todo o processo foi registrado em audiovisual por Lilian Santiago, que com esse material produziu o documentário Mulheres Bordadas – Fios do Passado.

 

Pola Fernandez nasceu em 1958 em Santiago do Chile. Formada em Pedagogia pela Universidade do Chile e em Fotografia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), em Itu (SP), especializou-se em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É uma artista visual que utiliza a fotografia como forma de expressão.

 

Serviço:

Exposição Fios do Passado 

Período: até 30 de dezembro

Horário: de terça a domingo, das 10 às 17 horas

Local: Museu Republicano Convenção de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, centro, Itu). Entrada grátis.

Mais informações podem ser obtidas no Serviço Educativo do MRCI pelo telefone (11) 4023-2525, ramal 3.

 

Fonte: Jornal da USP
Foto: Pola Fernandez