Mostra exibe trabalho de mestre brasileiro das luminárias

luminarias

A luminária mais inventiva de sua casa vai ficar parecendo uma peça banal quando você sair da exposição do Museu da Casa Brasileira dedicada a Fabio Alvim (1944-93). Peças circulares, em forma de nuvem, concha, triângulo ou curva, deixam claro que o que ele fazia está mais para esculturas com luz.

A mostra, que faz parte da série “Pioneiros do Design Brasileiro” do museu paulistano, fica aberta até 26 de janeiro. “Fabio Alvim destacou-se na sua geração (anos 70) pela proposta inovadora e inusitada de seus projetos e pela simplicidade dos processos construtivos”, afirma o curador da exposição, Fábio Magalhães. “Seus projetos priorizaram as vertentes da imaginação, da poética plástica, da dinâmica espacial. Para Fabio Alvim, o bom desempenho de um objeto depende da qualidade da relação que estabelece com o usuário, da sua capacidade de despertar desejo, de propiciar uma relação prazerosa.”

As luminárias do designer o alçaram ao sucesso nacional e internacional. Após uma temporada nos Estados Unidos, ele passou a vender peças em metal e tecido à galeria Art et Industrie, no bairro do Soho, em Nova York, importante reduto de artistas, especialmente na década de 1970.

Suas principais peças desse tipo estão na exposição do Museu da Casa Brasileira. Entre elas, Nuvem, Cicline, Coluna e Concha, catalogada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. Além disso, textos e imagens de outros trabalhos também estão presentes.

Alvim estudou Desenho Gráfico no curso de pós-graduação na Aston University, em Birmingham, Inglaterra, e se dedicou a uma área que definiu como “entre a escultura e o desenho industrial. Iniciou a carreira como designer de joias e seu trabalho inclui, ainda, gravuras e desenhos.

Ganhou vários prêmios, como o Prêmio Governador do Estado (SP) pela criação da fachada principal do Palácio dos Bandeirantes (1967), o Prêmio de Melhor Pesquisa em Joalheria na XI Bienal de São Paulo (1978), o Prêmio de Melhor Projeto na Mostra de Móvel e Objeto Inusitado (MIS-SP) com a luminária Nuvem.

Serviço

Exposição Pioneiros do Design Brasileiro
Até 26 de janeiro de 2014, de terça a domingo, das 10h às 18h no Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo – SP

 

Fonte:Terra