Mostra do Museu da Casa Brasileira sobre reaproveitamento criativo de resíduos tem 2ª etapa na Holanda

My waste is your Waste é o título da exposição que acontece no MOTI – Museu da Imagem, de Breda

Visitação: até 1º de setembro de 2013

imagem-007

O MOTI – Museu da Imagem, em Breda, na Holanda, inaugurou no sábado, 18 de maio, a exposição “My Waste Is Your Waste”, segunda etapa do projeto realizado em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A mostra, apresentada no MCB em novembro de 2012 com o título “Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes”, é o resultado de uma colaboração experimental entre artistas, designers e arquitetos de ambos os países com o objetivo de investigar o potencial de resíduos como materiais construtivos e criativos.

Os representantes brasileiros Rodrigo Bueno, artista visual, Thiago Bender, artista urbano, e Christian Ullmann, designer argentino radicado no Brasil, se juntaram aos holandeses Jan Eric Visser, Klaas Kuiken e ao coletivo Refunc durante uma semana no MOTI, em Breda, com o desafio de trabalhar aproveitando descartes. O processo de criação e montagem da mostra foi registrado em tempo real e está disponível no site do museu, na seção “Live Atelier”: www.motimuseum.com.

As exposições visam colocar em pauta o problema do lixo no mundo e refletir a respeito dos processos criativos que utilizam descartes. Para alguns designers, trabalhar com esse tipo de material é uma necessidade; para outros, uma escolha. Durante a abertura no sábado 18 de maio houve um debate aberto ao público entre os artistas e especialistas no assunto convidados para a ocasião. Eles compartilharam pontos de vista e opiniões acerca de questões como: “O lixo poderia se tornar o novo ouro? Estamos conscientes do que jogamos fora? Precisamos dos resíduos para sobreviver?”.

Sobre o projeto
“Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes” e “My Waste Is Your Waste” integram um projeto de intercâmbio e exposições que visam investigar e mostrar o potencial dos resíduos sólidos como materiais construtivos e criativos. Parceria entre o Museu da Casa Brasileira e o MOTI – Museu da Imagem, de Breda (Holanda), o projeto conta com a participação de designers, arquitetos e artistas brasileiros e holandeses.

Sobre o MOTI – Museu da Imagem
Situado em um dos prédios mais antigos de Breda, na Holanda, o MOTI – Museu da Imagem é um centro de referência em cultura visual criado em 2008. Focado em áreas como design, fotografia, artes visuais, arquitetura e ciências, o MOTI oferece um centro de pesquisa aberto ao público leigo e especializado sobre o design gráfico (Museumlab); oficinas educativas, palestras, apresentações e eventos, além de exposições temporárias sobre seus temas de vocação.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora em 2013 sua 27ª edição.

SERVIÇO:

My Waste Is Your Waste
Visitação: até 1º de setembro de 2013

Local: MOTI – Museum of the Image
Boschstraat 22 – 4811 GH BREDA
www.motimuseum.nl