Mostra de fotografia anual do MIS

A mostra anual do MIS dedicada à fotografia conta ainda com uma exposição do Acervo do MIS sobre o Vale do Ribeira, com fotos de uma das primeiras coleções do museu. A abertura da exposição acontece no dia 18 de junho, com entrada gratuita e programação especial, que inclui palestras, exibição de filmes e visita ao Acervo do MIS. Programação paralela traz uma série de cursos de fotografia e a Foto Feira Cavalete, que acontece pela primeira vez no MIS nos dias 25 e 26 de junho.

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – dedica um espaço na agenda de programação para mostras exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Neste ano, a mostra Maio Fotografia no MIS 2016 acontece excepcionalmente nos meses de junho e julho, quando todos os espaços expositivos do Museu serão ocupados por obras de artistas singulares e fundamentais na história da fotografia. André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS, assina a curadoria.

Para esta edição está programada uma mostra do fotógrafo britânico Martin Parr, a maior já realizada na América do Sul. Entre os destaques da programação de 2016 estão uma mostra de Jorge Bodanzky e uma exposição do Acervo MIS sobre o Vale do Ribeira. O Maio Fotografia no MIS ainda conta com a mostra Vertentes: Espaço de dentro, de André Conti, um dos artistas selecionados pelo programa Nova Fotografia 2016.

“Na quinta edição do Maio Fotografia no MIS, o fotógrafo é o nosso foco. Estamos, portanto, falando do olhar único do fotógrafo, sensível ao entorno e atento aos instantes inusitados e fugazes, previstos ou imprevistos. Desse olhar que está por trás das câmeras, e que mira os personagens ou cenas que ficam diante delas e, claro, que se volta ao público, cujo olhar vê, interpreta, rememora e cria infinitos significados para cada fotografia existente”, relata André Sturm. “Propomos, assim, uma leitura aberta que carrega potencialmente todas as leituras possíveis. Uma mescla das fronteiras do real e do ficcional. Martin Parr, Jorge Bodanzky, André Conti e um grupo de fotógrafos do MIS que formou a primeira coleção do Museu apresentam seus olhares ao seu olhar”, complementa.

A programação paralela do Maio Fotografia no MIS traz pela primeira vez ao MIS a Foto Feira Cavalete nos dias 25 e 26 de junho. Realizado pela DOC Galeria, o evento reúne fotógrafos, galerias, editoras, selos independentes, artistas visuais e produtores, e é voltado para quem deseja adquirir fotografia, para quem valoriza a arte, a publicação independente e a troca de informação. Já nos dias 16 e 17 de julho, acontece uma mostra de filmes de Jorge Bodanzky. Em breve, mais informações sobre a programação.

Confira informações sobre cada uma das exposições do Maio Fotografia no MIS 2016  AQUI

Fonte: Secretaria da Cultura