Mostra com influência de Magritte e Chagal é uma das atrações da semana; confira estreias

N9 1 - estreias de mostrasUma das fachadas pintadas pela artista plástica gaúcha Ione Saldanha (1919 – 2001)

Três novas exposições estreiam em Curitiba nesta semana. No Centro Juvenil de Artes Plásticas os alunos mostram como imaginam a paz; no Museu Oscar Niemeyer, as obras da artista Ione Saldanha entram e exposição, e na Subsolo Galeria de Arte Contemporânea, entra em cartaz uma mostra com 10 obras de Luiz Cezar Bellenda. Confira a seguir os serviços das mostras.
Imagine a Paz

Começou nesta segunda (18) a exposição “Imagine a Paz”, que reúne trabalhos dos alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), realizados em 2012, no próprio CJAP. São cartazes que através de figuras, linhas e cores retratam a visão de paz dos jovens de 11 a 13 anos. Os trabalhos participaram do concurso Lions International e ficaram em primeiro lugar entre os inscritos da região Sul.

N9 2 - estreias de mostrasCartaz da exposição “Imagine a Paz”, que reúne trabalhos dos alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), em Curitiba

Quando: de 18 de março a 14 de abril
Horários de visitação: de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Onde: Centro Juvenil de Artes Plásticas (Rua Mateus Leme, 56 – São Francisco)
Quanto: Entrada Franca

Ione Saldanha: o tempo e a cor

O Museu Oscar Niemeyer inaugura nesta quinta (21), às 19h, a exposição “Ione Saldanha: o tempo e a cor”. A mostra tem curadoria de Luiz Camillo Osório e faz um recorte da trajetória da artista gaúcha, partindo de suas figuras e fachadas das décadas de 1940 e 1950, passando pela fase construtiva na década de 1960, e indo até a fase de libertação da cor, que se estendeu até a década de 1990. A obra de Ione tem influência inicialmente de Alfredo Volpi e Vieira da Silva, e segundo o curador, a artista viveu e demonstra a passagem do período moderno para o contemporâneo.

Quando: de 21 (quinta) de março, às 19h a 14 de julho
Horários de visitação: de terça a domingo, das 10h ás 18h. Primeira quinta do mês o horário é estendido até às 20h
Onde: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Quanto: R$6 (inteira) e R$3 (meia-entrada). Primeiro domingo do mês e primeira quinta do mês, das 18h ás 10h, com entrada franca.

Bellenda

A Subsolo Galeria de Arte Contemporânea estreia nesta sexta (22), ás 20h, uma mostra com 10 obras do ilustrador, designer gráfico, chargista e cartunista Luiz Cezar Bellenda. A exposição tem curadoria de Joice Gumiel Passos e, com certa nostalgia surrealista, sofre influência de artistas como Magritte e Chagal. As obras são caracterizadas pelo grafismo, com humor e ironia.

Quando: 22 (sexta) de março, a partir das 20h, a 10 de abril
Horários de visitação: de terça a sexta das 14h às 20h e sábados das 9h ás 14h
Onde: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea (Avenida Iguaçu, 2481 – Água Verde)
Quanto: Entrada Franca

Fonte: Kamilla Fernandes/Do UOL, em Curitiba