Conservação de áudio analógico: discos de goma-laca, vinil e fitas magnéticas.
Por meio do Programa Conexões Museus SP, o SISEM-SP e o Museu da Imagem e do Som promovem a Formação Continuada em Preservação de Acervos Audiovisuais e Fotográficos.
A formação consiste em um curso teórico-prático dividido em três aulas. Os encontros acontecem presencialmente em Limeira, no Museu Major Levy Sobrinho e são destinados aos trabalhadores de museus do Polo 4 do SISEM. A primeira aula aconteceu em maio.
O segundo encontro vai abordar a conservação de discos de goma laca e vinil e Fitas Rolo e K7s e acontece em 04 de julho.
No período da manhã, a oficina vai abordar a conservação de discos de goma laca e vinil com apresentação teórica sobre os suportes, como conservá-los e acondicioná-los. No período da tarde será trabalhado o conteúdo sobre a conservação de K7s e Fitas Rolo, com demonstração de higienização de K7s com equipamento próprio.
Os participantes podem trazer discos e K7s pessoais para realizar higienização.
Conteúdo da aula:
1. Apresentação do acervo do MIS-SP;
2. Breve explicação sobre os suportes de áudio analógico;
3. Informação sobre EPIs;
4. Higienização de discos de goma laca e vinil;
5. Higienização de K7s, como abrir os gabinetes e realizar emendas;
6. Demonstração de higienização de uma fita rolo.
Serviço
Aula 02: Conservação de áudio analógico: discos de goma-laca, vinil e fitas magnéticas.
Local: Museu Major Levy Sobrinho – Rua Boa Morte, 471, Centro, Limeira – SP
Data: 04 de julho de 2024
Horário: 9h às 18h
Carga horária: 8 horas, com uma hora de intervalo para almoço.
Vagas: 20
Inscrições: https://forms.gle/NuKHmYNX8C51hADb9
Contato para dúvidas sobre o curso: isabelaolmos@mis-sp.org.br
Docente: Cecilia Salamon – Técnica de Conservação do Museu da Imagem e do Som.
Cecilia Salamon é mestranda em História Econômica pela USP, na linha de Economia da Cultura, possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela Etec Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação e restauro promovidos pelo SENAI Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) e pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de São Paulo de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 como Técnica de Conservação no Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (CEMIS).