MIS altera data da oficina gratuita “Introdução à preservação digital”

Postado em: 21 de dezembro de 2020 | Destaques

Dividida em dois módulos, a atividade foi transferida para os dias 20 e 21 de janeiro.

A oficina on-line gratuita Introdução à Preservação Digital, realizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, teve a data alterada e será realizada nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021. Dividida em dois módulos, a atividade será ministrada pelo técnico em digitalização do MIS, Guilherme Savioli.

Transmitida pela plataforma Zoom, a oficina apresentará um panorama acerca dos procedimentos relativos à preservação digital em acervos fotográficos e audiovisuais. O Módulo I, que acontece no dia 20, abrangerá a estrutura fundamental dos arquivos digitais, dividido em três tópicos: 1. A reprodutibilidade na fotografia e no audiovisual: breve painel histórico das técnicas e as “quatro grandes crises”, segundo Alfonso del Amo; 2. A confecção de representantes digitais: hardware e software; 3. Formatos, codecs, containers e demais parâmetros – os processos de transcodificação, transmuxação e controle de qualidade. Já o Módulo II, no dia 21, discutirá e refletirá sobre os Sistemas de Armazenamento e backup em três tópicos, sendo: 1. Fitas de LTO e os discos rígidos; 2. Possibilidade de arranjos para servidores; 3. Trânsito e cópia de arquivos digitais.

Guilherme Savioli é graduado em audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da USP e possui Especialização em Preservação e Restauração Audiovisual pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é técnico em digitalização do Centro de Memória e Informação do MIS-SP.

O SISEM-SP enviou e-mail aos inscritos informando sobre a alteração.

SERVIÇO

Oficina on-line – Introdução à Preservação Digital

Módulo I – 20 de janeiro, das 15h às 17h

Módulo II – 21 de janeiro, das 15h às 17h

Fonte: MIS

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo