MIS terá programação especial durante Semana de Museus

Museus de mais de 600 municípios brasileiros apresentarão programação especial durante a semana

O acervo do Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno” (MIS), de Ribeirão Preto, encontra-se fora de exposição. A equipe técnica, responsável pela preservação do conteúdo histórico do museu, desde 2012, trabalha num processo de higienização, digitalização e catalogação do acervo. Contudo, mesmo sem exposição permanente, o museu abrirá, de 12 à 16 de maio – das 8 às 18 horas, as portas de seus arquivos para que alunos da rede estadual e municipal de ensino conheçam as reservas técnicas do guardador de história.

A proposta idealizada pela coordenação do MIS integra a programação da Semana Nacional do Museu (SMN) – de 12 à 18 de maio (Dia Internacional do Museu), realizada há doze anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do ministério da Cultura.

Ao todo, 1.337 instituições de mais de 600 municípios inscreveram eventos no sistema do Ibram. Segundo informações do Instituto, mais de 4 mil ações serão realizadas em 2014 sobre o tema “Museus: as coleções criam conexões”.

“É a primeira vez que o MIS participa do evento, e isso é legal para o espaço. Este ano o tema acabou coincidindo. Como o museu não está aberto ao público com exposição, pois, estamos em processo de catalogação, nossa participação é importante para que ele não fique esquecido”, explica Michelle Cartolano, historiadora do MIS.

Na opinião especialista, a iniciativa é uma maneira de trazer as crianças para dentro do museu para que, segundo ela, “possam conhecer o outro lado do museu”.

As escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato através do email: mis@cultura.pmrp.com.br

Bastidores da história
Segundo Ewaldo Marçal, chefe de seção do MIS, a previsão é de que o espaço receba, durante a programação da Semana Nacional do Museu, aproximadamente quatro turmas de até 20 alunos por dia. “Vamos explicar o que é um museu e levá-los para conhecer o trabalho de catalogação que estamos fazendo, visto que o museu está se reorganizando e por isso não tem uma exposição aberta ao público com o acervo. Além disso, durante todo o mês de maio, vamos ter uma exposição de fotos de algumas peças importantes do acervo no mezanino da Casa da Cultura”, explica Marçal.

A reserva técnica do MIS está localiza na secretaria municipal da Cultura, no Alto do São Bento.

Fonte: Revide