MIS recebe festival internacional Hors Pistes São Paulo em novembro

Em parceria com o Centre Pompidou, de Paris, e com apoio do Consulado Geral da França, a mostra de cinema acontece entre os dias 15 e 17 e é gratuita. Na edição brasileira, os artistas Karina Buhr, Alessandra Domingues e Guizado apresentam uma performance exclusiva para receber o público. Completa a programação uma edição especial do projeto Dança no MIS

O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Centre Pompidou, de Paris, recebe, pelo segundo ano consecutivo, o festival Hors Pistes São Paulo. O evento, marcado de 15 a 17 de novembro, explora as novas práticas da imagem em movimento na criação audiovisual contemporânea e tem curadoria de Marie Hippenmeyer.

Hors Pistes São Paulo reúne filmes que fogem das linguagens convencionais do cinema e embaralham as fronteiras entre os diferentes gêneros: os limites entre ficção, documentário, filme de arte e ensaio, por exemplo, não estão estabelecidos. Cada sessão apresenta um ou mais diretores empenhados em desafiar as estruturas narrativas tradicionais com novos formatos de imagem.

Entre as 32 produções internacionais – 22 curta-metragens, 9 média-metragens e um longa-metragem – estão na mostra Leviathan, dos antropólogos e cineastas VérénaParavel e LucienCastaing-Taylor (EUA, 2012) e Il Capo, do diretor Yuri Ancarani (Itália, 2011), ambos premiados em grandes festivais do gênero; e oito filmes inéditos no Brasil de Camille Henrot, vencedora do Leão de Prata da Bienal de Arte de Veneza 2013. A programação completa pode ser vista no site [http://www.horspistes-sp.com/].

O evento celebra sua abertura, dia 15, às 19h, com uma performance de Karina Buhr (cantora e compositora), Alessandra Domingues (artista visual e light designer) e Guizado (músico). Esta intervenção, inédita e criada especialmente para o Hors Pistes São Paulo, marca a estreia dos três artistas como grupo performático. Entre os convidados, está confirmada a presença de Sylvie Pras, Responsável dos Cinemas do Centre Pompidou e diretora artística do Festival de laRochelle, na França.

Dança no MIS – Especial
Como a vocação do Hors Pistes é criar pontes entre diversas disciplinas relacionadas às imagens em movimento, em novembro, o programa Dança no MIS será realizado durante a programação do evento, no dia 16, às 19h. A coreógrafa Andreia Guilhermina apresenta “Estio”, no foyer do auditório LABMIS, onde serão projetados os filmes do festival. O projeto Dança no MIS tem curadoria de Natalia Mallo e une performance a audiovisual, com trabalhos site-specific. O foco da programação é levar ao público apresentaçõesde artistas que transitam por diferentes linguagens interferindo no espaço público.

Sobre Hors Pistes
Hors Pistes é um festival organizado desde 2006 no Centre Pompidou, Paris (França). Criado para explorar as tendências mais inovadoras e a vanguarda da criação interdisciplinar, o evento reúne imagens em movimento através de projeções, performances ao vivo, instalações e oficinas de criação. Istambul (Turquia), Londres (Reino Unido), Vilnius (Lituânia), Reiquejavique (Islândia) e Tóquio (Japão) são algumas das cidades que Hors Pistes já percorreu – com uma proposta colaborativa, misturando a programação do festival com produções da cena artística local.

Sobre o Centre Pompidou
O Centre Pompidou, Paris, possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Desde a sua criação, em 2006, Hors Pistes se tornou um dos destaques da programação do museu. A variedade dos filmes selecionados é um espelho da singularidade dos Cinemas do Centre Pompidou.

FESTIVAL HORS PISTES SÃO PAULO 2013
DATA 15.11 a 17.11
LOCAL Auditório LABMIS (64 lugares)
INGRESSO gratuito (retirada com uma hora de antecedência da Recepção MIS)
PROGRAMAÇÃO [http://www.horspistes-sp.com/].

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 | Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.