MIS inaugura exposição que traz releituras artísticas de 60 pôsteres famosos do cinema

Arte e cinema pelos posters apresenta os trabalhos de 20 artistas selecionados por convocatória, que elaboraram a releitura de 60 cartazes de filmes consagrados a partir de diferentes técnicas. Gratuita, a visitação da mostra acontece até 13 de janeiro 
 
Pôsteres de filmes sempre foram uma referência de suas épocas, contando muito sobre aspectos como o período histórico, moda, costumes e design gráfico.  Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, a exposição Arte e cinema pelos posters traz ao MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, um panorama dessa produção com releituras artísticas de cartazes famosos.
 
Com base em uma rica pesquisa iconográfica com mais de 200 materiais levantados, os curadores selecionaram 60 pôsteres de filmes consagrados (como Vertigo, Tudo sobre minha mãe, Sete Samurais e Jules e Jim, por exemplo), que serão expostos formando uma Linha do Tempo dentro de um contexto estético e histórico para compor essa narrativa.
 
Releituras artísticas
 
O público irá conferir, além desses cartazes consagrados, suas versões revisitadas por jovens artistas. O MIS selecionou, através de convocatória pública, 20 artistas com técnicas variadas – desde ilustradores, quadrinistas, artistas visuais, designers e fotógrafos – para criar releituras livres para os mesmos 60 pôsteres. 
 
Dentre os selecionados, estão nomes como Gabriel Ba (quadrinista), Gui Mohallem (fotógrafo), Flavia Junqueira (artista plástica) e Kiko Farkas (designer), entre outros. Os visitantes também poderão conferir o processo de criação dos artistas para a confecção dos cartazes, que foi registrado e será exibido em um vídeo na exposição.
 
Assim, a mostra Arte e cinema pelos pôsteres exibirá um total de 120 trabalhos, entre os 60 pôsteres memoráveis da história do cinema e as 60 releituras feitas pelos 20 selecionados. O projeto conta ainda com uma singular expografia e instalação que percorrerá todo o térreo do Museu, com execução assinada pelo Estúdio Marko Brajovic.
 
Lista dos artistas e coletivos selecionados para a releitura dos cartazes:
Alex Senna 
Base V
Biel Carpenter
Catarina Bessell
Dani Hasse
Flávia Junqueira
Fronte
Gabriel Bá
Galeria Experiência
Gui Mohallem
Henry Kage
Jairo Rodrigues
Máquina
Marcos Argola
Nazareno Rodrigues
Quadradão
Renan Benvenuti
Renata de Bonis
Roger Bassetto
Thiago Lacaz
 
 
 
Serviço:
Arte e Cinema pelos Posters
Abertura: 9 de outubro, às 19h
Data: 10 de outubro a 13 de janeiro
Horário: terças a sábados, das 12 às 22h; domingos e feriados, das 11 às 21h
Local: Térreo e Foyer Auditório MIS
 
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.