MIS celebra o universo geek com megaevento gratuito no dia 7 de setembro

2.miseventogeek

 

Evento terá palestras, oficinas, concurso de cosplay, show com as bandas Chippanze e Mr. Geek na área externa, exibição de filmes do Festival Cinefantasy, campeonato de videogame e diversas outras atrações durante todo o dia.

 

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove um grande encontro para os fãs de cultura geek no dia 7 de setembro, quarta-feira. A segunda edição do Big Geek Day reunirá atividades como palestras oficinas, competição de games, shows, concurso e oficinas de cosplay, entre outras atividades.

Serão ministradas três oficinas de Cosplay pelo grupo Cosplay Brasil: Primeiros passos, que dá dicaspara os que desejam se aventurar nesse hobby, Estilização de perucas (como colocar corretamente uma peruca, a pentear, a estilizar, lavar e muitos outros truques) e A importância da maquiagem na caracterização do personagem, que apresentaráalguns efeitos de maquiagem, truques e técnicas de aplicação de produtos. Já o Núcleo Educativo do MIS ministra uma oficina de criação de bonecos em feltro.Janaína Tokitaka completa esta programação com uma oficina sobrea representação gráfica do rico folclore japonês.

A primeira palestra tem início às 12h com o grupo N-Party que realiza um bate-papo aberto ao público sobre o jogo de realidade aumentada Pokémon GO. Às 15h o coletivo Chippanze ensina princípios básicos de músicaeletrônica 8bitsequenciada em pequenos programas de fácil entendimento. As HQs também tem seu espaço no bate-papo que Rogério de Campos apresenta sobre como os quadrinhos japoneses revolucionaram a HQ ocidental, o encontro acontece às 16h30. A volta da revista Dragão Brasil encerra a programação de palestras, às 18h, abordando o ressurgimento da publicação na internet.

A programação musical fica por conta das bandas Mr Geek (com repertório inspirado em músicas de filmes, games e séries que marcaram as décadas de 1980, 1990 e 2000) e Chippanze, selo especializado em chipmusic, uma maneira de produzir música  eletrônica  utilizando  videogames  antigos.  O show terá apresentação dos artistas Pulselooper e Hypnodrive, intercalando músicas, com imagens projetadas pelo VJ Escaphandrodurante o set. Os shows integram a programação da Samsung Conecta, plataforma que traz mais de 15 atrações musicais gratuitas a São Paulo.

O Big Geek Day também traz uma programação de cinema, que será realizada em parceria com o Festival Cinefantasy. Durante toda a tarde acontecem sessões de filmes de fantasia, horror e ficção científica de diversos países. Confira a programação no site do MIS.  

Durante todo o dia acontecem partidas livres de consoles Nintendo e competição de jogos eletrônicos. O público também conta com um espaço destinado para a livre utilização do aplicativo Social Comics (que traz mais de três mil quadrinhos de grandes editoras e de artistas independentes disponíveis) e com uma feira gastronômica.

Confira abaixo a programação completa:

 

OFICINAS

13h30 às 16h|Oficinas de Cosplay
Local
Sala de interfaces
Vagas
40 vagas cada oficina (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Serão ministradas três oficinas: Cosplay: primeiros passos, Estilização de perucas e A importância da maquiagem na caracterização do personagem.

13h30|Primeiros Passos Jessica Campos, também conhecida como Pandy, dá dicas para os que desejam se aventurar nesse hobby, com informações preciosas pra fazer quem quer fazer seu primeiro cosplay. Entre os assuntos abordados estão: qual personagem escolher, onde encontrar tecidos e outros materiais, onde trocar ideias com cosplayers experientes, entre outras. Duração: 30 minutos.

14h|Estilização de Perucas A oficina será ministrada porLaura Demétrios, ou Pyon como é mais conhecida. Os participantes poderão aprender como tirar o melhor proveito das suas perucas, com técnicas para adaptá-las em  diversos estilos e as utilizando em personagens diferentes. A oficina ainda dará dicas para conservar melhor a peruca e corrigir alguns dos maus tratos já infligidos aos fios. Ela também ensinará os interessados como colocar corretamente uma peruca, a pentear, a estilizar, lavar e muitos outros truques. Se o participante já possuir uma peruca, poderá leva-la e tirar todas as suas dúvidas. Duração: 60 minutos.

 

15h|A importância da maquiagem na caracterização do personagemAdriane Ishida, co-fundadora da Beauty Concept (escola de maquiagem japonesa) apresenta uma visão geral do universo da maquiagem artística e mostra como os cosplayers podem aproveitar diversas técnicas em suas caracterizações. Serão mostrados alguns efeitos de maquiagem, truques e técnicas de aplicação de produtos. Duração: 60 minutos.

13h| Oficina de bonecos

Local Sala do Educativo

Vagas 20 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)

Duração 2h30

Já pensou em fazer seu personagem favorito e de quebra aprender uns pontinhos de costura? A educadora Yule Barbosa irá ministrar uma oficina de criação de bonecos em feltro, não é necessário saber costurar para participar. Vem fazer sua Princesa Jujuba com a gente! Observação: Yodas, Pikachus e outros seres serão aceitos também.


16h |Oficina Gráfica de monstros japoneses
Local
Sala de Interfaces

Vagas 40 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)

Duração 120 minutos

A oficina ministrada por Janaina Tokitaka aborda a representação gráfica do rico folclore japonês, desde o período Edo até o mangá contemporâneo. Serão analisadas obras exemplares do gênero, como a coleção Yumoto Koichi, as lendas de Kono e os mangás de Junji Ito.  Após a aula expositiva, os alunos serão convidados a representar monstros utilizando uma vertente livre da técnica tradicional japonesa sumi-ê.

PALESTRAS E DEBATES

 

12h |Debate| O fenômeno e o futuro de Pokémon GO
Local
Auditório LABMIS
Vagas
66 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)

Duração 60 minutos

Debate com jornalistas especializados sobre Pokémon GO, o fenômeno mundial para smartphones e dispositivos móveis. Serão discutidos temas sobre o sucesso de Pokémon GO e o futuro do mercado mobile após o lançamento do game. Os visitantes poderão interagir com perguntas aos convidados e concorrer a brindes através de pequenas atividades. Entre os convidados, estão Claudio Prandoni, jornalista e criador do livro Pokémon GO: de A a Z, Igor Andrade e Felipe Camarossi, editores da revista Nintendo World e Mario Toledo, do site N-Party.

13h| Palestra|Construa e eles virão: case CCXP – Comic con Experience
Local
Auditório MIS

Vagas 172 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração 60 minutos 

A palestra será ministrada por Ivan Costa, sócio-fundador da CCXP Comic Con Experience, evento de cultura pop e entretenimento que já entrou para o calendário mundial. Ivan ama quadrinhos desde que se conhece por gente. Enquanto construía uma sólida carreira como executivo de Marketing em empresas como Ericsson, Ibmec São Paulo, FAAP e FIAP, encontrou tempo e energia para participar da organização do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e também para reunir uma vasta coleção de arte, organizada em exposições que já lhe renderam dois troféus HQMix. Até que, em 2013, essa paixão reclamou mais do seu tempo e dedicação e, ao lado do amigo Joe Prado, fundou a Chiaroscuro Studios, dedicada ao agenciamento de quadrinistas e hoje uma das maiores do mundo. Mora em São Paulo, mas seu coração está sempre em Gotham City.

15h|Palestra |Chippanze
Local Auditório LABMIS
Vagas 66 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração 60 minutos

O coletivo apresenta uma palestra com os membrosPulselooper, Hypnodrive e Escaphandro, ensinando princípios básicos de músicaeletrônica 8bitsequenciada em pequenos programas de fácil entendimento chamadostrackers. Além de princípios básicos de pixelart, cuja proposta é oferecer produção dearte pixelizada a partir de um software livre multiplataforma. Os palestrantesapresentarão resumos da forma que produzem música e visuais com o auxílio de umprojetor de vídeo e sistema de som, mostrando ao público uso de seus softwares. Nofinal da palestra, abrem dez a quinze minutos para perguntas do público.

16h30|Palestra |Como os quadrinhos japoneses revolucionaram a HQ ocidental
Local
Auditório LABMIS
Vagas
66 lugares(retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração
60 minutos
Rogério de Campos fala sobre como os quadrinhos japoneses, como Pokemon, Dragon Ball e Gen Pés Descalços, entre outros, revolucionaram a HQ ocidental.

 

18h|Palestra |A volta da revista Dragão Brasil
Local
Auditório LABMIS
Vagas
66 lugares(retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração
60 minutos
Dragão Brasil, a revista que marcou uma geração de leitores no Brasil, ressurge na internet depois de 11 anos. Saiba mais como as mídias sociais trouxeram de volta esse marco da fantasia, ficção e literatura com esta edição especial que adapta a série de TV Stranger Things, do canal Netflix, para RPG, num bate-papo com Rogerio Saladino, um de seus editores originais.

SHOWS NA ÁREA EXTERNA

Os shows integram a programação do SAMSUNG CONECTA, projeto onde a música e a tecnologia promovem encontros entre diferentes linguagens, com shows, performances, projeções e festas.  No MIS serão realizados, entre agosto e novembro, dez atrações musicais, entre eles os shows das bandas Mr Geek e Chippanze.

14h | Mr Geek
Local
Área externa

Duração 60 minutos

A Mr. Geek estará presente no Big Geek Day trazendo, em um clima de festa e empolgação, sons que aquecem a mente e o coração, com um repertório cheio de músicas de filmes, games e séries que marcaram as décadas de 1980, 1990 e 2000. O projeto musical paulistano teve sua estreia no Anime Friends 2013 (maior evento até então de cultura Pop, em sua edição de 10 anos) e conta hoje com uma formação mais comprometida com o entretenimento. Depois de três anos de estrada e shows em diversos eventos de cultura geek, os músicos Ric Sans (vocais), Gabriel Fox (guitarra), William Asato (guitarra), Dan Hisa (baixo) e Geovani Rodrigues (bateria) se comprometem com esse sentimento nostálgico e tão delicioso.

 

17h30 |Chippanze
Local Área Externa
Duração
60 minutos

Oshow conta a apresentação dos artistas Pulselooper e Hypnodrive, intercalando músicas, com imagens projetadas pelo VJEscaphandro durante o set. Chippanze é um selo/coletivo especializado em chipmusic do Brasil, uma maneira de produzir música eletrônica utilizando videogames antigos como o Gameboy, Nintendo 8bit ou programas de computador que simulem esses timbres de baixa resolução. Nasceu como meio de divulgar a cultura da chipmusic no país através de apresentações musicais, workshops, palestras e lançando produções de artistas do mundo todo.

 

CONCURSO DE COSPLAY

 

14h |Concurso de Cosplay
Local
Área externa
Como um hobby que cresceu de forma significativa nos últimos anos, o cosplay tem ganhado grandedestaque nos meios de comunicação, no Brasil e no mundo. Caracterizar-se como seus personagensfavoritos é uma das formas mais explícitas e genuínas encontradas pelos fãs para demonstrar a apreciaçãopelas obras da cultura pop. O mundo do entretenimento é a alma do cosplay, um hobby que atrai de formaeficaz os mais variados tipos de consumidores.

 

17h30|Resultado Concurso de Cosplay
Local
Área externa

 

DURANTE TODO O DIA

12h – 19h| Encontro Social/MeetUp: Partidas livres de consoles Nintendo
Local
Foyer LABMIS
Encontro social (MeetUp) de jogadores do grupo N-Party  que acontece durante todo o evento. O encontro conta com rodadas de jogos livres de consoles Nintendo, incluindo games como Pokémon, Mario Kart 7, Monster Hunter Ultimate e mais para Nintendo 3DS e Super Smash Bros. para Nintendo Wii U.

12h – 19h|N-Party Challenge
Local
Diversos pontos do museu

Organização de uma competição gratuita de jogos eletrônicos e idealizada paraparticipação do público geral. Serão utilizados diferentes consoles do grupo e diferentesjogos, planejados para diferentes níveis de interação dos participantes. Mais informações de como participar no site do MIS.

12h – 19h|Lounge Social Comics
Local
Nicho
Espaço destinado para a livre utilização do app Social Comics. São mais de três mil títulos de histórias em quadrinhos para o público ler durante todo o período do evento. Com gratuidade de 14 dias para novos inscritos, o Social Comics traz obras antigas e inéditas de autores independentes, além de exemplares das maiores editoras do gênero do País.

12h – 19h|Expositores e feira gastronômica
Local
Área externa
Expositores participantes:  
 Yes Games (games antigos),  Stúdio Geek (roupas e canecas),  Veneta (livros)  e  Fancy Goods 

 

 

Serviço:
 
Big Geek Day
 
Data: 7 de setembro de 2016
 
Horário: 12h às 19h
 
Local: Museu da imagem e do som – MIS
 
Avenida Europa, 158 , Jardim Europa, São Paulo/SP
 
Telefone: (11) 2117 – 4777
 
Ingresso: Gratuito (as atividades que acontecerem dentro do museu exigem retirada de senha)

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa – Museu da Imagem e do Som
Imagem: divulgação