Migrações internas em SP é foco de “Ciclo de Palestras” no Museu da Imigração

O Museu da Imigração sedia, em 27 de fevereiro, das 9h30 às 12h30, o evento gratuito “Panorama histórico e contemporâneo das migrações internas no Estado de São Paulo”, pertencente ao “Ciclo de palestras – programa de seminário do Observatório das Migrações”.

A iniciativa é do Museu da Imigração, Observatório das Migrações em São Paulo – Núcleo de Estudos de População (NEPO – Unicamp) e Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Participam ainda profissionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Confira a composição da mesa de debates e a programação:
. Odair C. Paiva (UNIFESP) – Caminhos Cruzados. Migrações internas para São Paulo (1930-1950);
. Giovana Gonçalves Pereira (UNICAMP) – As dinâmicas migratórias internas sob a perspectiva dos estudos populacionais no Estado de São Paulo;
. Livia Oushiro (UNICAMP) – A fala de migrantes nordestinos em São Paulo: atitudes, identidade, mudança;
. Jaime Santos Júnior (UFABC) – Migrações, trabalho e família;

A coordenação da mesa fica a cargo de Lidiane Maciel (PLUR-UNIVAP e Observatório das Migrações em São Paulo); e Tatiana Waldman (Museu da Imigração).

Os participantes recebem certificado de participação. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br

Fonte: Museu da Imigração