Mesa Redonda “Os Índios Paulistas: Relações e Influências”, inscrições abertas

Sem Título-2

Na proposta elaborada pelos museus pertencentes à Região Administrativa de São José dos Campos, haverá uma mesa redonda com pesquisadores sobre questões indígenas, elucidando alguns aspectos da história do índio na região. Inscreva-se AQUI.

Programação:

Palestrante: Regina Kátia Rico Santos de Mendonça
Mestra em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduada em História e Geografia pela Universidade de Taubaté. Membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) com sede em Lorena-SP; Membro da Academia Taubateana de Letras cadeira n. 16.Gestora Cultural da Cateretê Produtora Cultural. Especialização em História da América e do Brasil Colonial. Atuo principalmente nos seguintes temas: História Indígena, História Política, História Econômica, História Regional, Cultura Regional, Atualidades.

Tema:”As relações entre os missionários e os nativos na região do Vale do Paraíba seiscentista”.

Palestrante: Amanda Valéria de Oliveira Monteiro
Possui graduação em História pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2008) e mestrado em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2014). Trabalha no Arquivo Histórico de Taubaté “Felix Guisard Filho”, na preservação e conservação de documentos. Tem experiência nas áreas de História e Letras, com ênfase em Filologia Portuguesa. Atua principalmente nos seguintes temas: Filologia Portuguesa, Paleografia e História Social.

Tema: “A língua falada em São Paulo no século XVII: comunicação entre índios e colonizadores”

Palestrante: Lia Carolina Prado Alves Mariotto

Especialidade Nível Superior:- Licenciatura Plena em HISTÓRIA – (UNITAU); Especialidade Nível Técnico:- Curso de PALEOGRAFIA – (USP); Membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos; Participação do “Fórum Memória de São José dos Campos” – (Fundação Cultural “Cassiano Ricardo”); Participação do XI Simpósio de História do Vale do Paraíba – (IEV); Membro da banca examinadora do Concurso Público efetuado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, promovido para o preenchimento do cargo de Historiógrafo; Participação do II Encontro Nacional de Normatização Paleográfica organizado pelo Arquivo do Estado de São Paulo; Participação do XII Simpósio de História do Vale do Paraíba organizado pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Participação na Mesa Redonda:- “Organização
de Fontes para a Pesquisa Histórica no Vale do Paraíba”. ; Participação do I Simpósio Nacional de “Políticas Arquivísticas – acesso, jurisdição e domicílio legal de documentos”, promovido pela Câmara e Prefeitura de Ouro Preto e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Tema: “Trilha Paraty/Taubaté – um dos caminhos do Peabiru.” 

Data: 23/09/2015
Horário: as 14h
Local: Concha Acústica do Museu Felícia Leirner
Av: Dr. Luís Arrobas Martins, 1800 – Campos do Jordão
Isncrições: AQUI