Mesa redonda internacional debate a política cultural voltada aos museus em São Paulo

Evento terá como referência o livro Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus

“O olhar estrangeiro sobre os museus em São Paulo” é o tema da mesa redonda internacional que será realizada em 30 de novembro, das 10h às 12h30, pelo Fórum Permanente (FP), em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Terceiro evento de lançamento do livro Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus; conceitos, políticas, redes, ações, público e memória, a mesa redonda contará com a participação de Muthoni Thangwa (Quênia), Ana Rosas Mantecón (México) e Clara Frayão Camacho (Portugal), especialistas em museologia em seus respectivos países. A mediação será de Renata Vieira da Motta, presidente do Conselho Internacional de Museus Brasil (ICOM-Brasil) e de Martin Grossmann, professor titular da USP e culturador do Fórum Permanente.

A live será transmitida pelo canal  do IEA no Youtube e pela plataforma do Fórum Permanente e tem como objetivo trazer um olhar crítico das especialistas convidadas a partir de suas experiências profissionais sobre a política museal paulista e a realidade dos museus no Brasil, além de inseri-las em um contexto internacional plural.

Lançamento em português

A versão em português do e-book “Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus” foi lançada durante live em 07 de julho, no Youtube do SISEM-SP, que abordou questões relacionadas a conceitos, políticas, redes, ações, público e memória dentro do contexto do EPM, considerado o maior evento do setor museal paulista. O vídeo da live está disponível aqui.

Para oficializar o lançamento internacional da obra, disponível em espanhol, inglês e português, foi realizada uma mesa de debate on-line em 27 de setembro, tendo como ponto central o livro e seus mais de cinquenta textos entre críticas e depoimentos acerca da política cultural que representa o Encontro Paulista de Museus. 

EPM

O Encontro Paulista de Museus (EPM) teve sua primeira edição em 2009 e foi realizado anualmente, com o intuito de colocar em prática as metas do SISEM-SP de divulgação e compartilhamento de informações entre os quase 500 museus que compõem a rede museal do estado. Todas as atividades propostas no evento permitiram a troca de conhecimento e a constituição de uma base sólida de ferramentas para a profissionalização dos museus e suas equipes.

e-book proposto pelo Fórum Permanente ao SISEM-SP e ACAM Portinari, em 2018, traz textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública voltada aos museus do Estado. A obra conta também com uma seleção de relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos gerados por cada EPM, entre outros materiais inéditos.

SERVIÇO

Mesa redonda virtual: Olhar estrangeiro sobre os Museus em São Paulo

Data: 30/11/2021, das 10h às 12h30

Transmissão: canal de youtube do IEA e Fórum Permanente

Participantes:

Muthoni Thang´Wa (Kenya)
Ana Rosas Mantecón (México)
Clara Frayão Camacho (Portugal)
Renata Vieira da Motta (Brasil – moderação)
Martin Grossmann (Brasil – moderação)

Fonte: Fórum Permanente e SISEM-SP