Memorial da Resistência disponibiliza catálogo de Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos

O Memorial da Resistência disponibiliza gratuitamente o catálogo digital do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania, que em 2020 realizou sua primeira versão em formato on-line.

Destinado a educadores, profissionais de instituições culturais e pessoas interessadas em geral, a publicação apresenta, em textos dos ministrantes do curso, questões como a democracia étnico-racial e o papel dos educadores na promoção da cidadania, aprofundando os temas e questões discutidos em aula.

O Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania é organizado anualmente desde 2012 pelo Memorial da Resistência e tem como objetivo promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências e o compromisso com a Educação em Direitos Humanos (EDH). 

Para fazer o download gratuito do catálogo, clique aqui.

Educar, Contar e Brincar para Resistir

A 5ª edição do Curso Educar, Contar e Brincar para Resistir: a Ditadura Militar e o Direito à Memória e à Verdade ganhou um novo formato em 2021, com oficinas on-line que ocorrerão de forma síncrona e que objetivam contribuir com a formação de educadores por meio de práticas lúdico-artísticas e elementos da tradição oral da cultura da Infância para abordar a temática da Ditadura Militar.

Destinada aos egressos das outras edições do curso e também aos novos participantes, a atividade refletirá sobre a importância das práticas lúdicas de contação de história em espaços culturais, formais e não formais de educação, as possibilidades pedagógicas a partir da literatura infanto-juvenil e outros elementos de sensibilização como música e jogos. A aplicação teórico-prática ocorrerá por meio da elaboração do plano de projeto.

O próximo curso será realizado a partir de 18 de outubro e as inscrições, que tiveram início no dia 9, estão encerradas em virtude do preenchimento total das 50 vagas disponíveis.

Fonte: Memorial da Resistência