Memorial da Inclusão sedia exposição “Memória Caiçara”

O Memorial da Inclusão recebe, a partir de 2 de agosto, às 16h, a abertura da exposição “Memorial Caiçara”. A visitação é aberta ao público no dia seguinte, a partir das 10h.

A mostra Memória Caiçara propõe refletir acerca das histórias, valores e crenças da vida dos moradores na Estância Balneária de Praia Grande, nos anos 1950. As obras e instalações sensoriais, realizadas através de um trabalho coletivo de dois anos, envolveu oitenta pessoas com e sem deficiência, todas ligadas ao “Projeto Pé Direito Caiçara” por meio do Programa Extramuros, da Galeria Nilton Zanotti.

O encontro do passado e do presente, revelado em 34 obras em memória aos “caiçaras” – habitantes miscigenados do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil –, que nos convida para um mergulho poético em vivências, muitas vezes esquecidas, e resgatadas de maneira lúdica, colorida, reflexiva, sustentável e composta por variados suportes.

Muitos dos materiais utilizados para confecção das obras foram reciclados do próprio litoral, com o objetivo de resgatar as lembranças da beira da praia. Onde crianças e adultos buscavam em suas brincadeiras, momentos de descontração, alegria e diversão; ao caminhar pelo Forte, no canto da praia, e observar um imenso mar azul com peixes, e a luz do sol, na farta e brilhante rede de pesca.

Durante o processo de criação da exposição, os participantes atuaram com o objetivo de incentivar um debate sobre a importância do acesso, da inclusão e da valorização cultural da pessoa com deficiência em museus e espaços culturais.

SERVIÇO

Memória Caiçara
Inauguração: 02 de agosto de 2018 (quinta-feira às 16h)
Visitação: De 03 de agosto a 27 de setembro, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados das 13h às 17h (exceto feriados e pontos facultativos)
Acessibilidade: Audiodescrição, interpretação em Libras e adaptação tátil
Local: Memorial da Inclusão – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo/SP
Informações: (11) 5212-3727

Entrada Gratuita