Memorial da América Latina realiza seminário da Cátedra Unesco sobre gênero e refúgio no século XXI

A Rede de Cooperação UNITWIN para Integração na América Latina (Cátedra Unesco Memorial), sediada no Memorial da América Latina, realiza um seminário com o tema gênero e refúgio no século XXI, no dia 30 de setembro, às 19h, com transmissão pelo Youtube. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O intuito do seminário é propor reflexões e debates acerca da preocupação de novas ondas de refúgio que possam acontecer em decorrência da retomada do poder pelo grupo Talibã, no Afeganistão.

Para isso, será convidada a jornalista do caderno Mundo da Folha de São Paulo, Flávia Mantovani, que há tempos desenvolve reportagens sobre a temática do refúgio e que tratará, com um olhar jornalístico, os principais acontecimentos sobre deslocamentos forçados. Sua explanação virá após a abertura, a cargo da pesquisadora sênior e professora Dra. Ana Carolina Maciel, que é também presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Unicamp.

Em seguida, com a mediação da Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Cátedra, os bolsistas da edição 2021 irão expor as pesquisas relacionadas às questões de gênero e refúgio.

Com o tema “Refúgio não é neutro: reconhecer as diferenças para melhor integrar”, a professora, jornalista e doutoranda Carolina Moura Klautau trará uma reflexão sobre a questão das mulheres refugiadas por meio da lente das teorias feministas, em especial pelas perspectivas do feminismo decolonial.

A seguir, Caobe Lucas Rodrigues de Sousa, mestre, psicólogo e doutorando fará uma palestra que propõe reflexões sobre refúgio e migrações pela perspectiva da diversidade sexual e de gênero.

A última explanação da noite ficará por conta de Natália Neme Carvalhosa, antropóloga e doutoranda. Com o tema “Das fronteiras às pontes: eventos críticos e uma descida ao ordinário com deslocadas da guerra síria em São Paulo”. Natália propõe um questionamento sobre como grandes eventos críticos se atualizam enquanto violência na vida de mulheres deslocadas da guerra síria e de que forma a antropologia tem ajudado a entender esse fenômeno.

Direcionada pela agenda 2030 da Unesco, a temática da Cátedra no biênio 2020-2021 é “Movimentos da América Latina” e, especificamente em 2021, o título do projeto que direciona as pesquisas é “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”.

As atividades são voltadas ao tema do refúgio e seus desdobramentos no contexto brasileiro atual, e envolvem pesquisas, orientação de bolsistas, seminários, oficinas, rodas de conversa, além da gravação de relatos, englobando os temas do refúgio e dos deslocamentos forçados juntamente com o respeito aos direitos humanos e das possibilidades de acolhimento no âmbito da sociedade.

A Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação Unitwin entre as universidades paulistas públicas (USP, Unesp e Unicamp) e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fapesp e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom no link: https://us02web.zoom.us/j/81043529374 e pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. Haverá emissão de certificados para participantes.

Sobre os palestrantes:

Flávia Mantovani
Flávia Mantovani é jornalista do caderno internacional da Folha de S.Paulo especializada na cobertura de migrações. É autora do especial multimídia Imigrantes de SP e do blog Babel Paulistana, um guia de programação cultural promovido por imigrantes. É bolsista do fellowship Rosalynn Carter de jornalismo para a saúde mental.

Carolina Moura Klautau
Docente do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi-Morumbi. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina. Tem atuado, principalmente, com reportagem jornalística, teorias do jornalismo, teorias da comunicação, jornalismo literário, estudos de gênero e de refúgio.

Caobe Lucas Rodrigues de Sousa
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina, psicólogo e mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima.

Natália Neme Carvalhosa
Doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, realiza pesquisa com deslocados da guerra síria que trabalham com alimentação em São Paulo. Atua como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina.

Programação:

Abertura | Profa. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, Catedrática Unesco Memorial, professora da UNICAMP e presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Mediação | Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Cátedra.

Palestra, Gênero e Refúgio: o olhar jornalístico | Flávia Mantovani, jornalista de Mundo na Folha de S. Paulo e autora do especial Imigrantes de SP.

Palestra, Refúgio não é neutro: reconhecer as diferenças para melhor integrar | Carolina Moura Klautau, professora, jornalista, doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina.

Palestra, Reflexões sobre refúgio e migrações pela perspectiva da diversidade sexual e de gênero | Caobe Lucas Rodrigues de Sousa, psicólogo, doutorando e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina.

Palestra, Das fronteiras às pontes: eventos críticos e uma descida ao ordinário com deslocadas da guerra síria em São Paulo | Natália Neme Carvalhosa, antropóloga, doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina.

Encerramento |

Serviço
Seminário da Cátedra Unesco Memorial 2021

Tema: Gênero e refúgio no século XXI
30 de setembro, das 19h às 21h00

Inscrições: https://forms.gle/k9ejnZNzzuZco2i18
Transmissão pelo YouTube: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/81043529374

Fonte: Memorial da América Latina