MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA EXPÕE TRABALHOS DE TIAGO SANTANA E MARCOS LÓPEZ EM GALERIA VIRTUAL

Fotos podem ser acessadas no site da instituição

Os fotógrafos Tiago Santana e Marcos López são os novos artistas que integram a galeria virtual Uma Janela para América Latina, do site do Memorial da América Latina. A proposta do espaço é apresentar, mensalmente, dois artistas latino-americanos com representatividade no circuito das artes, contando sempre com um convidado brasileiro.

Tiago Santana é cearense da cidade de Crato, no Cariri, vizinho a Juazeiro do Norte e tem como eixo temático principal de sua fotografia a sua própria terra: o sertão nordestino. Na galeria, estão obras dos trabalhos Benditos, ícone da “nova” fotografia documental brasileira e O Chão de Graciliano, registro do local onde o escritor Graciliano Ramos nasceu e passou a infância, trabalho realizado em parceira com o jornalista e escritor Audálio Dantas e vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Santana é diretor artístico do FotoFestival Solar em Fortaleza e fundador da Editora Tempo d’imagem.

Marcos López tem um trabalho carregado de cores e influências de figurinos e adereços Ultrakitsch, usados em alegorias, para retratar a “América Latina globalizada”. López é  considerado o David La Chapelle Tropical, por apresentar em suas fotografias uma estética plástica e fantástica da arte pop, da publicidade e da moda adaptados a uma realidade terceiro-mundista. Na galeria, podem ser vistas obras das séries Pop Latino, Surrealismo Criollo e Vuelo de Cabotaje.

A galeria virtual Uma Janela para a América Latina tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Os artistas Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino foram os primeiros a terem seus trabalhos expostos no espaço, inaugurado em junho.

Para conferir o projeto Uma Janela para América Latina, acesse https://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/.

Fonte: Memorial da América Latina