Memória social e patrimônio cultural são tema de curso gratuito no SESC

A memória e patrimônio são duas bases importantes para a construção histórica de um lugar, uma cultura e uma sociedade. Neste mês de setembro, o Sesc traz uma programação que tem como tema Memória Social e Patrimônio Cultural. Dentre as atividades, haverá a realização de dois cursos gratuitos e on-line que abordarão os temas.

O primeiro a ser disponibilizado é o curso “Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural”, que será realizado de 5 a 28 de outubro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A atividade será ministrado de forma on-line, com aulas síncronas pelo Youtube e conteúdo complementar no ambiente virtual de aprendizagem do Sesc (Moodle). Haverá a emissão de certificados para quem tiver, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

O curso será um espaço virtual de formação dedicado à gestão comunitária da memória e aos usos do patrimônio cultural para os processos de transformação social e promoção dos direitos culturais. Assim, o curso pretende estimular sujeitos, comunidades e instituições para o reconhecimento, o registro, à valorização e preservação dos seus bens culturais, mediante a construção de saberes e a tomada de iniciativas.

A atividade entrecruzará debates teóricos e reflexões sobre práticas institucionais, comunitárias e educativas e será dividida em quatro módulos. São eles:

– Conceitos e sentidos do patrimônio cultural e da cidadania: apontamentos iniciais;

– Legislação brasileira e processos de patrimonialização;

– Identidade cultural, demandas de memória e novos patrimônios. 4. Usos da memória e do patrimônio na construção da cidadania cultural.

O público-alvo são profissionais e estudantes das áreas de Museologia, História, Patrimônio,Produção Cultural e Ciências Humanas. Produtores culturais, gestores de organizações sociais, mestres e detentores de saberes tradicionais, moradores de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, migrantes e refugiados, educadores, sociedade civil e público interessado

Acesse a ementa completa do curso em: https://bit.ly/EmentaCurso1

Fonte: SESC