MCB recebe o lançamento do catálogo da 10ª Bienal de Design Gráfico

Bienal Design Grafico

25 de fevereiro, terça-feira às 19h – Entrada Gratuita

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura especializada em arquitetura, design e nos usos e costumes da casa brasileira, recebe o lançamento do catálogo da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (Ed. Blucher). O evento, realizado em parceria com a Editora Blucher e a ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, acontece na terça-feira, 25 de fevereiro às 19h, com entrada gratuita.

Com projeto gráfico da ps.2 arquitetura+design, a publicação traz imagens e informações dos 444 trabalhos selecionados para a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico; depoimentos do júri sobre 71 projetos de destaque, além de relato e fotos da realização da bienal no Memorial da América Latina em São Paulo.

“O catálogo desta edição da bienal traz, em mais de 500 páginas, a representação do que de melhor se produziu em design gráfico brasileiro nos últimos anos. Além dos trabalhos selecionados, é possível conhecer detalhes da conferência ocorrida durante o evento, e das palestras, debates, visitas, oficinas e encontros que constituíram sua programação paralela”, explica Bruno Porto, coordenador-geral da 10ª Bienal. Integram ainda a publicação biografias dos jurados e textos da diretoria da ADG Brasil e da coordenação da bienal.

Pela primeira vez, a produção do catálogo foi realizada por meio de financiamento coletivo (crowdfunding), que reuniu 481 colaboradores entre pessoas físicas, instituições e empresas, que apoiaram financeiramente a publicação impressa da obra, pelo portal Catarse.me. Haverá lançamento também no Rio de Janeiro, no dia 24 de fevereiro, no Centro Carioca de Design. O público poderá adquirir a publicação nas duas ocasiões.

Sobre a Bienal de Design Gráfico
A Bienal Brasileira de Design Gráfico é realizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, organização fundada em 1989 com o objetivo de conectar profissionais de design gráfico para o fortalecimento do setor no país e o aprimoramento ético da atividade profissional. Em nove edições, a bienal reuniu mais de 2.000 projetos, selecionados por profissionais e acadêmicos de diversas regiões do país, em um panorama da produção nacional das últimas duas décadas. A 10ª edição recebeu 1910 inscrições, entre as quais foram escolhidas 444 peças representativas do trabalho produzido no Brasil e/ou por designers brasileiros nos últimos quatro anos. A cerimônia de premiação e a exposição da 10ª Bienal aconteceram em julho de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Sobre a Editora Blucher
Fundada em 1957 por Edgard Blucher, a editora trabalha com publicações nas áreas de engenharia, tecnologia e ciência, dando especial atenção ao autor nacional. Desde então, a comunidade científica brasileira tem, na Blucher, um de seus principais veículos de publicação. Esse compromisso é reafirmado a cada ano, trazendo ao leitor brasileiro – pesquisador e aluno – obras de autores nacionais e livros estrangeiros de referência nas áreas de exatas, arquitetura e design.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é o primeiro museu especializado em arquitetura e design do país. Ao longo de mais de três décadas de existência tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado há 28 anos com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO – Catálogo da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico
25 de fevereiro, terça-feira às 19h – Entrada Gratuita

Realização: MCB, ADG Brasil e Editora Blucher

Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel. 3032-3727

Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: 3032-2564 – agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br

Fonte: MCB